Review de DVD: Iron Maiden - Maiden England '88

terça-feira, 16 de abril de 2013


Finalmente o Iron Maiden lançou a tão prometida edição em DVD do vídeo "Maiden England". Originalmente lançado em 1989, o vídeo contem um show gravado em Birmigham, Inglaterra, durante a turnê de divulgação do clássico "Seventh Son Of A Seventh Son, de 1988. Não é a primeira vez que a banda está relançando um vídeo antigo, fato que já ocorreu em 2005 com o lançamento de "The Early Days" (que contém o primeiro homevideo da banda, "Live At The Rainbow", originalmente lançado em 1981) e a versão em DVD de "Live After Death", lançada em 2008. O novo relançamento vem ainda com um DVD bônus com dois documentários e videoclipes. 



Apesar de ter recebido críticas diversas na época em que foi lançado, o registro tornou-se um marco na carreira do Maiden. O que podemos assistir em "Maiden England" é uma banda que não estava somente no auge de sua fama pelo mundo inteiro, como também em um de seus momentos mais brilhantes no palco. É visível o entrosamento entre todos no palco, ainda mais considerando que o show tem cara de "time que está jogando em casa", uma vez que foi gravado no país de origem do Maiden. A própria interação com o público destaca-se durante a apresentação, apesar de não ter sido tão beneficiada pela mixagem que deu um ar de ser uma platéia mais fria.
No repertório, vários clássicos dos anos 80, com pelo menos uma música de cada álbum que a banda já havia lançado até aquela época, exceto por "Powerslave" (nenhuma faixa do álbum foi tocada nesse show). O então recém lançado "Seventh Son Of A Seventh" conta com 6 faixas tocadas na apresentação: "Moonchild", "The Evil That Men Do", "Infinite Dreams", "Can I Play With Madness", "The Clairvoyant" e a faixa-título, que certamente é o momento mais épico de todo vídeo. Temos ainda algumas canções que raramente foram tocadas pela banda ao longo das últimas décadas, como "Still Life", "The Prisoner" e "Killers". No mais, todos os clássicos obrigatórios da Donzela de Ferro, como "The Number Of The Beast" e "Hallowed Be Thy Name".


Na versão original desse vídeo, o show era encerrado após o hino "Iron Maiden", com um grande Eddie segurando um feto, igual a capa do álbum divulgado na época. Nesse relançamento temos as 3 músicas do encore que foram excluídas do lançamento original, "Run To The Hills", "Running Free" e "Sanctuary". Além desse bônus, vale a pena ressaltar a incrível melhora na qualidade do vídeo, que teve seu áudio remasterizado por Kevin Shirley.


O segundo DVD vem com o material bônus de "Maiden England". Certamente, o item que mais interessa os fãs do Maiden nesse disco é a terceira parte do documentário "The History Of Iron Maiden", que teve início em "The Early Days" e "Live After Death". O vídeo faz uma cobertura de tudo que a banda fez entre os anos de 1986 a 1988, contando detalhes da gravação de "Somewhere In Time" e "Seventh Son Of A Seventh Son", bem como suas respectivas turnês de divulgação. Confesso que fiquei um pouco desapontado com o documentário por dois motivos: ele é muito curto considerando o momento que deveria relatar (cerca de 40 minutos apenas) e muitas das informações não são novidades para quem é fanático pela banda. Ainda assim, vale a pena assistir. 
O conteúdo restante do segundo DVD inclui o documentário "12 Wasted Years", originalmente lançado em 1987. O vídeo vale muito mais pelas entrevistas históricas mesmo, pois os trechos de apresentações ao vivo, em grande parte, já estão disponíveis em outros lançamentos da banda. Alguns exemplos são cenas do show no Hammersmith Odeon de Londres, em 1982, e de uma apresentação em Dortmund, Alemanha, no ano de 1983, ambos disponíveis em boa qualidade no "The Early Days". Para completar o disco ainda foi incluso os videoclipes de "Wasted Years", "Stranger in a Strange Land", "Can I Play with Madness", "The Evil That Men Do" e "The Clairvoyant".


A conclusão que chegamos é que o lançamento realmente é indispensável para quem é fã da banda. Apesar de que muitos podem ficar desapontados por espararem um pouco mais de dedicação no conteúdo extra que foi incluído. Mas isso não faz "Maiden England '88" perder seu brilho, considerando o valor histórico dessa obra. Até mesmo para quem não é fã da banda eu poderia recomendar esse DVD, é uma ótima maneira de conhecer melhor os motivos pelas quais o Maiden é considerada a maior banda de Heavy Metal de todos os tempos. 

Nota: 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário