O que esperar do Rock In Rio? - Parte 1

quinta-feira, 11 de abril de 2013


Enfim, já sabemos todo o line-up da que vai ser a quinta edição do Rock In Rio no Brasil. Da mesma maneira, todos os ingressos já estão esgotados. Mas mesmo quem não conseguiu ingresso e vai ficar em casa ainda vai poder acompanhar o evento, uma vez que todas as edições sempre são transmitidas para o país inteiro. Preparamos essa matéria útil para quem vai e para quem não vai, assim você fica por dentro do que pode-se esperar do maior festival de música do país.
O artigo será dividido em duas partes e abordará os dois dias que são voltados para o rock e metal, ou seja, os dias 19 e 22 de setembro. Nesse primeiro post, vamos focar no primeiro dia pesado do festival, que tem o Metallica como atração principal. Nossa intenção é fazer um apanhado geral do que cada banda pode vir a apresentar no evento, levando em conta os trabalhos que vem divulgado e turnês que realizam no momento.

Então, vamos conferir o que vem por aí no Rock In Rio...


O martírio do primeiro fim de semana...

Entre os dias 13 e 15 de setembro, o evento contará com suas primeiras atrações. Apesar de pessimistas em relação ao que foi divulgado para esses dias, os fãs de música pesada podem até encontrar algumas alternativas interessantes para esses dias do evento. Pois é, mesmo entre todo o lixo pop sem gabarito para apresentar-se em um festival com esse nome, pode-se tirar algumas bandas interessantes. O problema todo é integrarem o line-up do evento em dias onde devem dividir o palco com músicos de gosto duvidoso. 
Um bom exemplo do que estou falando é o fato de que no primeiro dia do evento temos a presença do Living Colour, que deve apresentar-se com a participação especial de Angélique Kidjo. O problema é que colocaram a banda no mesmo dia de artistas como Beyoncé e Ivete Sangalo. Quem foi que teve essa péssima ideia? Bem, para quem não conhece a banda, eu recomendo dar uma conferida no Palco Sunset nesse dia, uma vez que sua música é uma ótima mistura de Heavy Metal, Free Jazz, Funk e outras sonoridades diversas.


O dia "menos pior" que temos no primeiro fim de semana tem o Muse como atração principal. Se você não é tipo de sujeito que tem a cabeça fechada para outros gêneros, a sequência de 30 Seconds To Mars, Florence And The Machine e Muse pode ser algo bem interessante. Ao mesmo tempo, achei um pouco injusto ser justamente nesse dia que devem apresentar-se os dois maiores representantes do Punk no festival, The Offspring e Marky Ramone/Michael Graves. Acredito que o gênero poderia contar com um pouco mais de espaço dentro do evento. 
Ainda nesse mesmo final de semana ainda temos um dia com Justin Timberlake e Alicia Keys. Alguém interessado?




Dia 19 de setembro

Enfim, chegamos ao primeiro dia que realmente interessa. Divididos entre o Palco Mundo e o Palco Sunset, temos 6 atrações internacionais e 2 nacionais. O cargo de headliner da primeira noite do Metal ficou com o Metallica, que retorna ao palco do RIR para mais um show memorável. 
Quem ficou com a responsabilidade de abrir esse dia do evento são os gaúchos do Hibria. A banda deve apresentar-se no Palco Sunset ao lado do Almah, banda capitaneada pelo polêmico ex-vocalista do Angra, Edu Falaschi. Resta saber o que as duas bandas estão preparando para essa grande apresentação que vai integrar dois dos maiores nomes da cena nacional. 


O eterno ex-vocalista do Skid Row, Sebastian Bach, deve subir no palco logo depois. Bach acabou de lançar um DVD ao vivo e deve apresentar canções de seus dois ótimos álbuns solo, bem como os tradicionais clássicos de sua ex-banda que nunca deixam seu set-list. O talento de Bach como frontman é inegável e podemos ter certeza que essa apresentação é garantia de muita diversão para quem curte o trabalho dele.


Os galeses do Bullet For My Valentine são uma das grandes incógnitas do evento. Digo isso devido as opiniões divergentes entre quem pretende ir ao evento. Não é uma banda de meio termo, ou você ama ou odeia. Geralmente, quem odeia a banda é devido ao fato de terem sido um dos grandes responsáveis pela explosão de bandas de metalcore nos últimos anos. Mas, acreditem, eles não tem culpa e a banda realmente faz um trabalho de ótima qualidade. A banda está divulgado o recém lançado "Temper Temper", que não recebeu boas críticas devido a uma queda de qualidade no som da banda. Ainda assim, vale a pena conferir essa banda que manda muito bem no palco e que deve apresentar também seus trabalhos mais antigos, bem superiores ao material lançado esse ano.


A última apresentação do Palco Sunset fica por conta de Rob Zombie, famoso por sua carreira solo, pelos anos com o White Zombie e pelos filmes de horror que vem dirigindo. Zombie e sua excelente banda de apoio, que conta com o guitarrista John 5 (ex-Marilyn Manson, 2wo, David Lee Roth), costumam apresentar um repertório que cobre toda a carreira solo do vocalista e alguns clássicos de sua banda anterior. Quem sabe o repertório pode incluir também o tradicional cover de "School's Out", de Alice Cooper.


Dando início as apresentações no Palco Mundo, o Sepultura volta a apresentar no RIR ao lado dos franceses do Tambours Du Bronx. Além do RIR de 2011, a mesma parceria foi levada aos palcos do Wacken Open Air ano passado. É uma apresentação diferente da banda, que encaixou-se de forma ideal no som do Sepultura. Como bônus, um DVD dessa apresentação será gravado para ser lançado posteriormente. Sorte de quem vai estar lá, pois imagino que pessoalmente deve ser ainda mais empolgante escutar o Sepultura ao lado dos franceses.


A primeira atração internacional do Palco Mundo são os suecos do Ghost, que vem para colocar de vez o seu nome entre os grandes do gênero aqui no Brasil. Imagino que essa apresentação será como uma coroação de Papa Emeritus II, considerando a sensação mundial que a banda tornou-se ao longo dos últimos meses. O Ghost traz dois bons álbuns de estúdio para nos apresentar, bem como sua apresentação teatral que mais parece uma missa negra. Imagino que vai ser uma banda que vai dar o que falar durante o evento, pois já sinto cheiro do sensacionalismo global durante a cobertura do RIR. De qualquer maneira, estou realmente curioso para ver como a banda vai se portar em uma apresentação de grandes proporções.


Se depender das amostras que já foram disponibilizadas do novo álbum do Alice In Chains, podem ter certeza que a banda fará uma das melhores apresentações do RIR. Isso sem contar que a banda possui outros excelentes trabalhos em sua discografia, clássicos que tornarão seu repertório incrivelmente esmagador. Levando tudo isso em conta, a expectativa para essa apresentação é grande, pois é garantia de uma ótima apresentação que não vai decepcionar os fãs da banda e nem mesmo os que estarão lá apenas esperando pelo Metallica. Aliás, a banda já fez algumas parcerias no palco com James Hetfield e Sebastian Bach, que estarão lá no dia do evento. Quem sabe não rola alguma jam, hein?

Encerrando a noite do dia 19, temos o Metallica. Eu realmente preciso falar alguma coisa sobre eles? Gostem ou não das fases mais recentes da banda, o Metallica detona no palco de qualquer maneira. O repertório, possivelmente, vai ser justamente o esperado: muitos e muitos clássicos em meio a poucas músicas novas. É provável que esse ano toquem mais músicas do "Black Album", pois a turnê em que ele foi tocado na íntegra não passou por aqui. Na apresentação que a banda realizou esse ano no Soundwave Festival, na Austrália, canções como "Of Wolf And Man" e "Through The Never" foram tocadas, mas não o álbum inteiro como foi feito ano passado. Não se preocupem com a possibilidade de rolar algo do "Lulu", trabalho mais recente ao lado de Lou Reed, eles não estão tocando essas músicas ao vivo. E só pra lembrar: a banda está gravando um novo álbum. Em 2006, quando também estavam trabalhando em material novo, alguns shows contaram com músicas que mais tarde integrariam "Death Magnetic". Ou seja, quem sabe não rola alguma novidade exclusiva para o Brasil?


Essa foi a primeira parte de nosso artigo com as previsões para o Rock In Rio. Em breve, postaremos a segunda parte, que deve abordar o dia que tem o Iron Maiden como headliner. Fiquem ligados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário