Top 5: Reuniões que você nunca vai ver

segunda-feira, 8 de abril de 2013


Com a volta do All That Metal, nós vamos ter algumas colunas e sessões com dias definidos. O blog passa a ter postagens sempre de segunda a sexta-feira. A programação completa será divulgada ao longo dos próximos dias. E toda segunda-feira é dia do nosso Top 5! Já fizemos matérias semelhantes antes, mas agora passou a ser uma sessão semanal.
Para começar, um assunto que diverge opiniões: reuniões. Algumas dão certo, outras são uma grande vergonha. Outras arriscam-se a gravar um novo álbum e acabam melhorando (ou não) o legado já criado pela banda. Mas uma coisa é certa: existem certas reuniões que nenhum fã vai poder ver, pelo simples fato de que não existe a menor possibilidade de rolar.
Selecionamos algumas dessas reuniões que nem mesmo o Deus Metal seria capaz de tornar realidade. Algumas por causa de tretas antigas, outras pelo simples fato de ninguém ter interesse. Mas, como todos sabem, o impossível as vezes torna-se realidade, então quem pode garantir se em um futuro distante alguma dessas reuniões realmente aconteça.
Confira a lista e opine nos comentários:


5 - The Misfits
Em 1983, Glenn Danzig não estava nada contente com o direcionamento do Misfits e revelou a Henry Rollins seu desejo de abandonar a banda. Ao mesmo tempo, o grupo estava gravando um EP e o vocalista decidiu incluir duas músicas até então destinadas ao seu novo projeto. Dessa forma, nasceu "Wofsblood/Earth AD", o álbum mais pesado da carreira do Misfits (e o melhor também, em minha singela opinião). Mas não adiantava, Danzig queria trilhar novos caminhos e embarcou em sua carreira solo. Anos mais tarde e após muitas batalhas judiciais,  o baixista Jerry Only ganhou os direitos sobre a imagem e nome da banda, formando um novo Misfits nos anos 90. Com uma boa ajuda do novo frontman, Michael Graves, a banda voltou com tudo e reforçou sua imagem cult perante os fãs de Punk Rock e Heavy Metal. Mas Graves também saiu da banda após dois ótimos álbuns de estúdio.
Hoje em dia, o Misfits resume-se a Only (vocal e baixo), Dez Cadena (guitarra, ex-Blackflag) e Eric "Chupacabra" Arce (bateria). Os fãs dividiram-se entre os que mantém o respeito pela banda devido ao seu legado, mas não aprovam Only nos vocais, e os que ainda mantem-se fiéis ao Misfits mesmo após tantas mudanças. O fato é: o Misfits nunca mais foi o mesmo. 
O mais próximo que chegaremos de ver essa reunião: Danzig chamou Doyle Wolfgang von Frankenstein (ex-guitarrista do Misfits) para tocar algumas músicas de sua antiga banda na turnê batizada como "Danzig Legacy". Já o vocalista Michael Graves falou que está aberto a uma conversa para negociar sua volta para a banda. Acredito que Only deveria considerar essa possibilidade, hein...

4 - Strapping Young Lad
O canadense Devin Townsend sempre foi conhecido por manter os mais diversos tipos de projetos ao longo dos anos, experimentando várias sonoridades diferentes em sua carreira. Não resta dúvidas de que sua banda mais conhecida foi o Strapping Young Lad, formado em meados dos anos 90 através de um contrato com a gravadora Century Media. A banda estabilizou sua formação em seu segundo álbum, o seminal "City", com Devin (vocal e guitarra), Jed Simon (guitarra), Byron Stroud (baixo) e Gene Hoglan (bateria). 
O SYL deu um tempo em suas atividades entre o final dos anos 90 e começo dos anos 2000, mas regressou em 2003 para lançar mais 3 grandes álbuns. Em maio de 2007, Devin estava divulgando o álbum "Ziltoid The Omniscient" através de entrevistas e afirmou que a banda estava encerrando suas atividades de forma definitiva. O motivo seriam as diversas mudanças que ele estava passando em sua vida, como o fato de agora era pai e largou as drogas e o álcool. Atualmente, o Devin Townsend Project é o centro das atenções do músico canadense, que já lançou 5 excelentes petardos sob esse nome. Os outros integrantes partiram para diversos projetos. 
O mais próximo que chegaremos de ver essa reunião: se você conhece algum fã de Devin Townsend, já deve saber que quem curte seus trabalhos faz parte de uma espécie de culto que envolve alienígenas viciados em café, hambúrguers que explicam o sentido da vida, dentre outras bizarrices. Por isso, eu ouso dizer que o Strapping Young Lad é uma das bandas mais desejadas pelos fãs de música pesada para um possível retorno. E uma das mais improváveis também, já que Devin sempre afirma que fazer isso seria injusto com os fãs, uma vez que ele acredita não ter mais vontade de tocar com a banda. Porém, ano passado Devin apresentou o "The Retinal Circus" em Londres, um grande show que cobriu toda a sua carreira. É lógico que o SYL não poderia ficar de fora e Jed Simon juntou-se a Devin no palco para tocar dois clássicos da banda, "Detox" e "Love". Mas não demorou muito para Devin acabar com a empolgação de todos: deixou bem claro, através de seu twitter oficial, que essa foi a última vez que tocaria algo do SYL.




3 - Skid Row
Não dá para negar que o Skid Row foi uma das maiores bandas de Hard Rock/Heavy Metal Tradicional dos anos 90, com seu clássico álbum, "Slave To The Grind".  Mas o que era para ser uma das bandas mais bem sucedidas da música pesada virou baixaria depois de alguns anos. A banda passou por sérios problemas abrindo para o Iron Maiden no Brasil, em 1996. Pouco tempo depois, o vocalista Sebastian Bach deixou a banda para seguir carreira solo.
Desde o momento em que saiu da banda, o assunto "reunião do Skid Row" tornou-se uma das coisas mais chatas do mundo. O tempo inteiro você lê por aí que Bach falou isso ou aquilo de seus ex-companheiros, que por sua vez rebatem tudo através da mídia e assim segue-se esse ciclo de incidentes patéticos. Só que existe um detalhe interessante nisso tudo: eu não ficaria surpreso se alguém me falar que nem sequer sabe que o Skid Row ainda existe. Enquanto isso, Bach pode ser o maior babaca do mundo e puxa-saco de Axl Rose, mas talento não falta para o vocalista que já mandou ver dois ótimos álbuns em sua carreira solo.
O mais próximo que chegaremos de ver essa reunião: ano passado criou-se um grande alvoroço em volta de uma matéria absolutamente sensacionalista. Bach e o guitarrista Dave "Snake" Sabo encontraram-se no backstage de um show do Duff McKagan's Loaded, tiraram um foto juntos e assim começou todo esse papo de um possível reunião. Bach afirmou que até mesmo o Sonisphere Festival ofereceu uma reunião da banda para o evento inglês, o que não aconteceu também. Honestamente, não faz sentido Bach tentar forçar essa reunião, pois ele não precisa dela. Por isso que afirmamos que o mais próximo da reunião é o próprio Bach tocando músicas do Skid Row em seus shows solo. Enquanto isso, o Skid Row está lançando um EP onde tentam de forma desesperada soar como em "Slave To The Grind". O que é impossível, pois Johnny Solinger é o vocalista atualmente...



2 - Sepultura
A história todo mundo já conhece: Max Cavalera deixou o Sepultura após a turnê do álbum "Roots", em 1996. Uma década depois, seu irmão Iggor decide sair da banda também para concentrar-se no MixHell, um projeto de música eletrônica ao lado de sua esposa. O que assistimos desde então é a maior divisão de fãs da história da música: de um lado os fãs que ainda defendem com unhas e dentes o Sepultura atual; do outro, os chamados "viúvas dos Cavalera", que sentem falta da época de ouro da maior banda de Metal brasileira. 
O fato é: Derrick Green jamais será totalmente aceito pelos fãs, pois não existe ninguém nesse mundo capaz de substituir Max. O Sepultura é a banda de Andreas Kisser hoje em dia. A própria popularidade da banda decaiu muito ao longo dos anos, não só no Brasil como no mundo inteiro. Enquanto isso, os irmão estão mandando ver com o Cavalera Conspiracy.
O mais próximo que chegaremos de ver essa reunião... oh wait! A reunião já aconteceu! Quem precisa de Sepultura reunido quando temos Max e Iggor tocando juntos em uma banda sem compromissos, pura diversão em família fazendo um som de qualidade? Além do mais, Marc Rizzo é, tecnicamente, um guitarrista superior a Andreas, gostem ou não, isso é fato. É preferível ver eles tocando dessa maneira do que arriscarem uma volta da banda que fundaram. 




1 - Pantera
Mais um caso conhecido por todos. Uma reunião que não vai acontecer por um motivo bem simples: Dimebag Darrell não está mais entre nós. Particularmente, acho que seria até uma falta de respeito tentar reunir a banda sem ele. Mas, infelizmente, boatos do gênero começaram a crescer cada vez mais nos últimos meses. 
Tudo começou com boatos que indicariam uma suposta reunião onde Zakk Wylde poderia honrar seu falecido amigo ao lado do restante da banda. Phil Anselmo gostou da ideia e agora isso virou assunto obrigatório em toda entrevista realizada com o vocalista. E não importa quantas vezes Vinnie Paul negue a possibilidade disso, o assunto sempre volta a ocupar lugar de destaque em sites especializados em Metal e Rock. Sendo assim, essa não é apenas a reunião mais improvável, como também está prestes a ser o assunto mais insuportável de 2013.
O mais próximo que chegaremos de ver essa reunião: não chegaremos nem perto de ver isso! Phil e Zakk já falaram que topariam a empreitada, mas Rex Brown e, acima de tudo o mais importante, Vinnie Paul também não tem o mínimo interesse. Hoje mesmo, 8 de abril, foi publicado no site Blabbermouth uma declaração de Vinnie afirmando que "eu apenas não tenho o mínimo interesse em viver do passado". Ou seja, não vai rolar mesmo! Aceitem isso e parem de publicar sempre a mesma matéria. Aliás, o Pantera foi uma das maiores bandas da história do Metal, seria um erro interferir em seu legado. Contente-se com o Down tocando um trecho de "Walk" no SWU de 2011...



Nenhum comentário:

Postar um comentário