O Dio que talvez você não conheça

quinta-feira, 16 de maio de 2013


No dia de hoje, não só lamentamos a morte de um dos maiores vocalistas de todos os tempos como também celebramos seu legado. Ronnie James Dio percorreu uma longa estrada até se tornar um dos maiores ícones do mundo do heavy metal. Sua paixão pela música começou ainda na infância, e ele não havia sequer saído da escola quando formou sua primeira banda. Ronnie era conhecido por ser um sujeito espirituoso e carismático, embora um tanto irritadiço, e o modo como ele encarava sua vida profissional e pessoal rendeu histórias interessantes. Eis algumas curiosidades da vida e obra de um dos maiores gênios que o mundo do rock teve o prazer de conhecer:



  • Dio era conhecido por seu timbre forte e técnicas vocais bastante desenvolvidas, no entanto jamais fez um treinamento formal em canto. Segundo ele, toda a técnica que ele desenvolveu com sua voz se deu pelo fato de ele saber respirar de forma correta para cantar, habilidade adquirida porque ele tocava trompa e trompete quando era criança.

  • Ainda na escola, Dio formou uma banda de rockabilly chamada Vegas Kings. A banda passou pelos nomes Ronnie and the Rumbles, Ronnie and the Redcaps e, o mais conhecido deles, Ronnie and the Prophets. A banda foi dissolvida para se juntar novamente em 1967 sob o nome de The Eletric Elves, encurtado mais tarde para apenas The Elves. Em 1972, finalmente, transformou-se em Elf, a banda que deu início ao sucesso de Dio.
 
  • Após sua morte, uma estátua foi erguida em sua homenagem no centro da cidade de Kaverna, Bulgária. O monumento construído em pedras marinhas tem 1,5 metros de altura e faz parte de um projeto da cidade chamado "Walk of Rock", aprovado pela Câmara Municipal desde 2006. A escolha pela imagem de Ronnie James Dio foi feita por músicos e jornalistas locais, levando em consideração não só a recente morte do cantor na época, mas também o fato de Dio ter sido um dos primeiros músicos a se apresentar na cidade e, durante sua estadia na Bulgária, auxiliou em uma campanha social.
  • Já imaginou ouvir Dio cantar clássicos do Black Sabbath da época de Ozzy Osbourne? Em 1982 isso se tornou possível, através do primeiro álbum live da banda, intitulado Live Evil. Dio mostra suas versões de músicas como N.I.B, Black Sabbath, War Pigs e Iron Man, entre outras originalmente cantadas pelo madman. No entanto, foi durante o processo de gravação desse álbum que os desentendimentos entre Ronnie Dio e o resto da banda se tornaram mais intensos, e resultou na saída do vocalista da banda. Leia mais sobre esse polêmico álbum aqui.
  • Estudou farmácia por dois anos na University at Bufallo, em Nova Iorque. Após abandonar os estudos, foi oferecida a ele uma bolsa na Juilliard School of Music, também em Nova Iorque, porém Ronnie negou para poder se dedicar inteiramente ao rock.
  • O pequeno grande vocalista era conhecido por suas estranhas coleções. Cruzes, estátuas, antiguidades, peças de artes... E sapos. Desde 1975, Ronnie coleciona estátuas de sapos dos mais variados tamanhos, poses e estilos. Em uma entrevista, já disse possuir um sapo com uma xícara sobre um grande membro fálico. Tornou-se comum aos seus conhecidos e seus fãs darem sapos de presente ao cantor.
  • O "sign of the horns", símbolo que se associou eternamente ao heavy metal graças a Ronnie James Dio, nada tem a ver com satanismo ou demônios como alguns pensam. Segundo o próprio Dio, trata-se de um símbolo italiano chamado "malocchio" (ou “maloik”, traduzido como "olho maligno") que ele aprendeu com a sua avó. De acordo com as crenças, pode proteger do mau-olhado ou provocar a má sorte para outra pessoa, depende da intenção com que é usado.

  • Na época de Elf, foram gravados covers de “War Pigs” (Black Sabbath), “Aqualung” (Jethro Tull) “Won’t Get Fooled Again” (The Who), “Imagine” (John Lennon) e “Black Dog” (Led Zeppelin) na voz de Ronnie. Mais tarde, em 1999, ele fez um cover de “Welcome to my Nightmare”, em um álbum tributo a Alice Cooper gravado por vários artistas.
  • Em 1985, Dio não só foi um dos músicos que participaram do "Hear 'n Aid", como também foi um dos autores da ideia. O projeto, que visava arrecadar fundos para diminuir a fome no continente africano, gravou um álbum com vários artistas do rock e do metal. Entre vários clássicos já bastante conhecidos, o álbum chamado Stars ganhou uma música de mesmo nome escrita por Dio, Vivian Campbell e Bain, e interpretada por nomes famosos como Rob Halford (Judas Priest), Kevin DuBrow (Quiet Riot), Eric Bloom (Blue Öysten Cult), Eddie Ojeda (Twisted Sister), Neal Schon (Journey), Brad Gillis (Night Ranger), Dave Murray (Iron Maiden), Frankie Banali (Quiet Riot) e outros, além de seus próprios compositores. O projeto arrecadou um milhão de dólares em um ano.
  • Dio participou de um álbum conceitual de Roger Glove chamado "The Butterfly Ball and the Grasshopper's Feast". Trata-se de uma rock opera que ganhou versão live em 1974 e 1975, e contou com a participação de vários cantores convidados, tais como Glenn Hughes (Deep Purple, Finders Keepers, Trapeze) e David Coverdale (Deep Purple, Whitesnake). As músicas que contaram com a poderosa voz de Ronnie foram "Homeward", "Sitting in a Dream" e o single "Love is All".
  • "In a Metal Mood: No More Mr. Nice Guy" é um álbum produzido por Pat Boone, com covers de clássicos do heavy metal interpretados no estilo jazz e big band. Dio fez uma ligeira participação nesse trabalho, sua voz pode ser ouvida apenas como backing vocal na versão de Boone de Holy Diver.
  • Nos anos oitenta, Ronnie Dio trabalhou com Kerry Livgren (Kansas) em seu primeiro álbum solo, "Seeds of Change". Essa parceria gerou certa polêmica, pois os fãs de Livgren que partilhavam suas mesmas crenças religiosas criticaram a participação de Dio no álbum por causa do apreço por temas místicos do cantor. As canções interpretadas por Dio são "To Live for the King" e "Mask of the Great Deceiver".
  • A amizade entre os membros do Tenacious D e Ronnie rendeu algumas parcerias ao longo dos anos. Tudo começou quando a banda de Jack Black e Kyle Gass, em seu primeiro álbum, compôs uma música chamada "Dio". Depois disso, em 2002, Ronnie convidou a banda para fazer um videoclipe de sua canção "Push", do álbum "Killing the Dragon". Por fim, em 2006, Dio participou do filme "Tenacious D: Uma Dupla Infernal", interpretando ele mesmo na música "Kickapoo".
  • Dio foi a voz do Dr. X no álbum conceitual "Operation: Mindcrime II", de Queensryche. O vídeo de sua participação e sua aparição nos shows são mostrados no DVD Mindcrime at the Moore.
  • O baixinho recebeu agradecimentos especiais nos créditos do filme de ficção científica "Atlas Shrugged: Parte I", baseado no livro da escritora russa Ayn Rand. Sua colaboração no longa-metragem, entretanto, não é conhecida.

Por fim, deixo vocês com um vídeo do último show de Ronnie James Dio, filmado em Atlantic City, New Jersey, nove meses antes de sua morte:

Vida longa ao rei!

Um comentário:

  1. e por acaso tem de comentar algo?? classico duca não se comenta apenas curti

    ResponderExcluir