Review de CD: As Dramatic Homage - Crown

sexta-feira, 26 de abril de 2013


A banda carioca As Dramatic Homage foi fundada em 1999 pelo músico Alexandre Pontes e ao longo dos anos, várias mudanças de formação sucederam-se. A banda acabou lançando o seu debut no ano passado, batizado com o nome de "Crown", um trabalho de altíssima qualidade. O As Dramatic Homage aposta em um som diferenciado, com base no metal extremo e com muitas influências de Prog, fazendo com que a banda destaque-se em meio a uma cena que implora por inovações.
O álbum abre com "Lessons", uma faixa instrumental apenas com violão e teclado, ajudando a dar o clima que permeia boa parte do petardo. "Monumental" vem logo na sequência, começando com um peso absurdo e depois alternando entre outros momentos mais calmos com vocal limpo. Pode-se afirmar que essa canção é uma boa síntese da proposta da banda, contendo um pouco de cada elemento que caracteriza o As Dramatic Homage.

"Awake Of The Twilight" vem logo na sequência mantendo o peso da faixa anterior em meio a melodias de guitarras bem trabalhadas. Aliás, esse é outro ponto alto da banda, saber trabalhar essas melodias sem soar clichê ou gerando comparações à outras bandas do gênero. Depois temos "The Icon Omnipresent", começando com coros que conduzem a um riff mais cavalgado. Impossível não destacar o trabalho das linhas vocais nessa faixa. Lá pelos 2 minutos de duração, a canção muda totalmente o seu clima com um trecho mais lento que conduz a um peso cadenciado. As linhas de guitarra não são nada absurdamente técnico, mas encaixam-se perfeitamente dentro da proposta da música. Prova máxima de que não é preciso tocar zilhões de notas por segundo para ser um bom músico.
A quinta faixa do álbum chama-se "Journey Inside", um título muito honesto para essa canção. É uma música lenta, bem climática, com passagens acústicas e belíssimas melodias de guitarra. Certamente, um dos melhores momentos do álbum. A curta e pesada "Redemption" vem logo a seguir, com aquele tipo de levada perfeita para banguear. "Idyllic" é outra canção que destaca-se no álbum, com sua grande variação de climas, começando com um peso arrastado, outros momentos mais calmos e terminando com ótimas linhas de guitarras em um trecho mais acelerado. 
O álbum é encerrado com "From The Battle Of Pain", outra grande canção com muitas variações climáticas, e a instrumental "The Age Of Transition", que tem uma passagem acústica muito interessante que é seguida por mais melodias de muito bom gosto. 
No geral, "Crown" é um ótimo álbum, possivelmente um dos melhores trabalhos do metal nacional que escutei nos últimos tempos. Seu único ponto baixo é ser relativamente curto, deixando o ouvinte com vontade de conhecer ainda mais o trabalho da banda, o que não é algo necessariamente ruim. A produção também está ótima, você consegue escutar perfeitamente cada instrumento, o que as vezes é um problema em álbuns nacionais que parecem não reconhecer o quão importante isso é para a apreciação da obra. 
Vale ressaltar também que boa parte do trabalho foi feito apenas por Alexandre Pontes, que além de ter uma ótima técnica vocal que vai de drives agressivos até trechos mais limpos e harmoniosos, também gravou as guitarras do álbum e co-produziu ele com Romulo Pirozzi. A arte gráfica do álbum é outro fator marcante que chama a atenção logo de cara, tanto a capa quanto o encarte do álbum, uma pena não incluir todas as letras, pois a banda aborda temas interessantes em suas letras. 
Altamente recomendado para quem curte metal extremo de qualidade e sem rótulos. Fãs de prog também podem interessar-se pela banda. E fiquem ligados, pois em breve pretendemos fazer uma entrevista com a banda para o All That Metal!

Tracklist:

1 - Lessons
2 - Monumental
3 - Awake Of The Twilight
4 - The Icon Omnipresent
5 - Journey Inside
6 - Redemption
7 - Idyllic
8 - From The Battle Of Pain
9 - The Age Of Transition

Links para conhecer o As Dramatic Homage:
Facebook
My Space
Reverbnation
You Tube

Nota: 4,5






Um comentário: