Entrevista: Gloria Cavalera

sábado, 22 de setembro de 2012


Pela primeira vez, o All That Metal realizou uma entrevista internacional. E eu tenho que admitir que foi um grande orgulho realizar ela com Gloria Cavalera, esposa e empresária da maior lenda do metal nacional, Max Cavalera. Impossível negar a importância dessa conhecida família na história desse gênero musical, vide trabalhos do Soulfly, Cavalera Conspiracy, Nailbomb e, obviamente, o nosso maior orgulho do Metal Nacional, o Sepultura. E o melhor de tudo é que esse legado já está sendo levado adiante pelos filhos de Max, com as bandas Incite e Lody Kong.
Gloria está no ramo da indústria musical desde os anos 80, quando foi empresária do Sacred Reich. Alguns anos depois, tornou-se empresária do Sepultura e casou-se com Max. Em 1996, em um dos acontecimentos mais tristes da história do Metal, Gloria foi demitida e Max deixou o Sepultura. Mas a vida segue, Max formou o Soulfly (que tem ficado ainda melhor a cada álbum), depois voltou a tocar com seu irmão Iggor e o resto é história.
Atualmente, o clã Cavalera encontra-se em turnê pela Europa, com a Maximum Cavalera. Essa turnê tem o Soulfly como atração principal, além das bandas Incite e Lody Kong. O Incite é a banda de Richie Cavalera, filho de Gloria e enteado de Max, que já é bem conhecido dos fãs pela sua participação no primeiro álbum do Cavalera Conspiracy e no álbum do Nailbomb quando era uma criança. Já o Lody Kong, é a mais nova banda dos filhos de Max e Gloria, com Igor no vocal e guitarra, e Zyon na bateria. Gloria nos contou como é o dia-a-dia dos Cavalera na estrada, como você pode conferir logo a seguir na entrevista.
All That Metal: Olá Gloria! Nesse exato momento vocês estão na Europa realizando a Maximum Cavalera Tour com Soulfly, Incite e Lody Kong. Como é levar a família inteira para a estrada?
Gloria Cavalera: É realmente ótimo! Eu não tenho mais que me preocupar com a polícia chegando na minha casa por causa das festas dos garotos (risos). Também, existe um ótimo ambiente de trabalho para todos nós e o mundo para aproveitarmos juntos. Nós sempre fomos muito próximos.

ATM: Eu assisti uma entrevista com Max onde ele diz que sempre deixa os garotos livres para fazerem o que quiserem com sua música. Então eu acredito que eles realmente trabalham duro para fazer sua música, certo? Ou as vezes eles pedem algum conselho para o Max?
Gloria: Os rapazes fazem tudo eles mesmos. Eles já nasceram metal.

Incite - Divided We Fail
Banda com Richie Cavalera nos vocais
ATM: Eu imagino (risos). Você já está na indústria musical há um bom tempo. Então qual sua opinião sobre a música compartilhada na internet hoje em dia? Você acredita que essa mudança massiva permitiu que várias bandas pudessem tocar em lugares que nunca seriam capazes há décadas atrás?
Gloria: Não, eu não acho. Isso impede novas bandas de sairem em turnê. Existe uma inundação de música na internet e as vezes as bandas se perdem no oceano. A quantidade de bandas descobertas na internet não é uma quantidade grande. 

ATM: E por sinal, como você entrou na indústria musical?
Gloria: Meu irmão, Paul, comprou um clube e começou a colocar bandas de garagem para tocar. Nós trabalhávamos juntos e eventualmente o clube tornou-se um clube de metal. Depois que a polícia roubou nosso local, eu comecei a empresariar uma banda que começou no Bootlegggers, chamada Sacred Reich. 

 

Lody Kong - Crazy Joe
Banda com Igor (vocal/guitarra) e Zyon Cavalera (bateria)

ATM: Existe a possibilidade de levar a Maximum Cavalera Tour para outros lugares, incluindo a América do Sul?
Gloria: Eu acredito que os países vão receber muito bem o pacote. Está sendo bem sucedido nos Estados Unidos, nos países europeus e na Escandinávia. Todos os shows estão lotados do início ao afim até agora.

ATM: Existem alguns rumores na internet a respeito de um show do Cavalera Conspiracy com o Slayer agendado para novembro, em São Paulo. Isso é verdade ou não há nada confirmado ainda?
Gloria: Eu não sou a pessoa certa para anunciar isso.


Cavalera Conspiracy tocando "Black Ark" com Richie Cavalera, no Graspop Metal Meeting

ATM: Eu acho que a canção "Black Ark", do primeiro álbum do Cavalera Conspiracy, é realmente incrível com a participação de Richie [Cavalera] nos vocais. Existe alguma chance de Max e Richie gravarem alguma coisa juntos novamente? Eles soam magníficos juntos!
Gloria: Mais do que provavelmente eles vão. Richie e Max gravam juntos desde que Richie tinha 7 ou 8 anos e no álbum do Nailbomb.

ATM: Eu lembro disso, ele era uma criança e tocou guitarra no show do Nailbomb no Dynamo [Open Air, antigo festival holandês]. Até onde eu sei você está sempre na estrada com os projetos de Max. Qual é a melhor parte e também a pior a respeito de ficar longe de casa por tanto tempo?
Gloria: Quando as crianças estavam na escola, era difícil deixar elas e difícil pra elas também ficarem sozinhas. Eu tinha medo que alguma das crianças poderia morrer e eu não estaria lá, e então aconteceu [Gloria está referindo-se a Dana Wells, filho dela que foi assassinado em 1996 enquanto o Sepultura estava em turnê pela Europa]. A melhor parte de estar em turnê é que eu amo o meu trabalho e tudo mais sobre estar na estrada. Nós vivemos duas vidas paralelas. 

Soulfly - World Scum (do álbum "Enslaved")
ATM: Não há dúvidas a respeito do fato de que você é a maior parceira e apoiadora dessa lenda do metal conhecida como Max Cavalera. Considerando todos esses anos, você acredita que a família Cavalera está vivendo seu melhor momento? Quero dizer, Max e Iggor estão juntos novamente, seus filhos estão chutando trazeiros mundo afora com suas próprias bandas... não poderia ser melhor, certo?
Gloria: Eu apenas olho para isso como nossa vida cotidiana. Eu tento não guardar rancor ou ódio, então geralmente eu estou feliz. Você abriu meus olhos para esse fato maravilhoso de que tudo é ótimo. Eu, eu estou apenas rodando com isso... sempre foi bom, mesmo nos momentos em que estava ruim.

ATM: Gloria, muito obrigado pela sua atenção. Você gostaria de mandar uma mensagem para os fãs do clã Cavalera no Brasil?
Gloria: Obrigado a todos vocês por manterem os Cavaleras em seus corações! Respect!

Gloria, Max e Igor, muito antes dele dividir os palcos com seu pai
Enfim pessoal, espero que vocês tenham curtido essa primeira entrevista internacional do All That Metal. E já adianto que existem outras para serem publicadas em breve! De minha parte, foi uma grande honra conversar com a Gloria, uma mulher de personalidade forte e que sempre esteve ao lado de um dos músicos que mais admiro no mundo do Metal. Escutem o trabalho do Incite e do Lody Kong, vale a pena! E é claro, não deixem de conferir "Enslaved", álbum mais recente do Soulfly que está simplesmente brutal! 

Lembrem-se também de curtir nossa página no Facebook para ficarem atentos nas novidades através de seu feed de notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário