Six Strings Lovers: Yngwie Malmsteen

quarta-feira, 17 de abril de 2013


 por Lucas Queiroz


Boa noite Metal Brothers, fãs do All That Metal e da virtuose, trago a vocês hoje nossa primeira ficha técnica trazendo um dos maiores nomes da guitarra contemporânea. Ele é conhecido pela virtuose, técnica apurada, estilo único (embora inspirado por outros grandes nomes) fã da marca Ferrari, o sueco gorducho e por que não, polêmico YNGWIE MALMSTEEN!!!



Far Beyond The Sun do albúm de 1984, Rising Force, disco icônico na carreira do guitarrista.

Lars Johann Yngwie Lannerback nasceu em Estocolmo,Suécia 30 de junho de 1963, teve formação em música desde os seus 5 anos, começando com instrumentos como piano e trompete. A sua primeira guitarra, uma mosrite, serviu para tomar gosto e passar para os modelos Stratocaster, modelo esse usado por Jimmi Hendrix cuja a admiração vinha de um show em 1970 em que o mesmo prendia fogo na guitarra (os resquícios dessa guitarra hoje são avaliadas em quase 550 mil doletas!).
Observando o velho Blackmore exalando escalas de montagens exóticas, carcadas em um estilo ainda não muito aprofundado, o neo-classismo nos sons do Deep Purple, Malmsteen entrou de cabeça no mundo clássico com compositores como Bach,Vivaldi,Mozart e Paganini.

Abençoada seja a mamãe Malmsteen que permitiu que aos 10 anos, Yngwie abandonasse completamente os estudos para se dedicar a música, ficando em casa com sua guitarra e seus discos, isso ajudaria a formar o monstro que conhecemos hoje. Seu estilo próprio começou quando ele começou a trabalhar como luthier, ou seja o profissional que conserta, projeta e cria seu instrumento músical, neste meio Malmsteen escalopou algumas guitarras e colocou trastes Super Jumbo Dunlop 6000*, aplicando isso a guitarras de qualidade elevada como as guitarras Fender Stratocaster* obteve os resultados necessários e que nós conhecemos e amamos hoje em dia.

Aos 18 anos após a gravação de uma demo, Malmsteen foi convidado a ir para Los Angels integrar a banda Steeler gravando um albúm homônimo que foi lançado em 1984 mas Malmsteen permaneceu apenas até 1983, sendo 84' o mesmo ano de lançamento do seu primeiro albúm solo, o Rising Force, entrando nas paradas da Revista Billboard com um ótimo posicionamento para um albúm que consiste basicamente em instrumental. Após o Steeler, Malmsteen foi se aventurar em outra banda o Alcatraaz onde também em 83' gravaria o meteórico No Parole from Rock'n'Roll onde gerou grandes solos como o de Hiroshima Mon Amour.



Finalmente o começo do que seria a carreira do "Maestro" se dá em 1984 com o surgimento da sua guitarra shred,virtuosa,neo-classica  de Yngwie J., o Albúm Rising Force, contando com as premiadíssimas Far Beyond the Sun e Black Star, essas músicas foram a pilastra para o que viria anos depois com o Metal Melódico, cheio dos arranjos e suas rencas de derivações!

Mas como a coluna desta semana destaca a  ficha técnica, eu vou dar um pause aqui na carreira do maestro, e dar enfoque ao seu equipamento, forma de tocar e algumas curiosidades, porém afirmo, a carreira dele é espetacular e vale ser conhecida do começo até a atualidade, há muitos clássicos!

Começando então com as suas Guitarras Yngwie é dono de mais de 300 guitarras, mas é apaixonado pelas Fender Stratocaster, em especial a de cor creme produzida de  1968 a 1972, com braço de maple, todos devidamente escalopados com trastes Dunlop 6000 (super jumbo), guitarras essas que seguem com a seguinte captação de single coils* DiMarzio HS-3 na ponte
DiMarzio YJM no meio e no braço
Controles de tone desligados Malmsteen gosta deles sempre desligados, por que as vezes esbarra nos potenciômetros quando está tocando, por isso a preferência deles desligados.

Para os violões, Yngwie possuia, e até a turnê do War To End All Wars preferia um Ovation Viper com cordas de Nylon. A partir desse disco Yngwie passou a usar um Carvin feito especialmente para ele e voltou a usar o Ovation na turnê do G3.




Ele e seu loguinho da Ferrari, marca de paixão.

Amplificadores:

Malmsteen usa esses amps mais antigos, que não possuem volume Master, pois possuem um som mais limpo e "aquecido". Não gosta dos JCM porque eles são muito pesados e não deixam o som limpo.

Em relação aos gabinetes ele usa Marshalls 4x12 com falantes Celestion vintage G12-H30.

Regulagem do Pré-Amp:

Volume: 10,Bass: 5-7, midrange: 2-5, treble: 6-8, presence: 4-6.


Rhino YJM50 Black Star Signature Amp Head:


 Foi lançado em 2002, sendo um modelo signature.
Foi criado para reproduzir o som dos Marshall's com Boost de Yngwie, sem que ele precise usar um pedal.
Tem ainda um atenuador de potência, que faz com que seja extraido o melhor das válvulas sem que o amp esteja em regulagens extremas.


Fender Roc-Pro 1000:


Yngwie gravou com ele o álbum "Concerto", e foi usado esporadicamente para ocasiões específicas. Esse amp também foi usado no álbum Facing The Animal como Pré-Amp para o cabeçote Marshall.

PEDAIS (Essa é a minha paixão)


DOD 250 Overdrive/Preamp:



Está no set de Malmsteen desde o início de sua carreira, e é um efeito que sempre foi muito apreciado pelo músico.

Conheceu-o quando estava procurando uma distorção, e, como não tinha gostado de nenhuma, decidiu testar essa, sendo que ele adorou-a e vem usando desde então.


DOD YJM308 Overdrive/Preamp Pedal :


Foi feito pela DOD para soar como os vintage que Malmsteen tanto gosta.


Tem menos graves e mais ganho em comparação ao pedal antigo, mas soa com aquele som clássico extraído pelo guitarrista, uma boa pedida pra quem quer emular seu timbre.


Ibanez TS-9 Tube Screamer:



Yngwie o utilizou algumas vezes quando não pode utilizar o DOD ou quando queria algum som diferente


Na verdade utilizou-o em poucas ocasiões, sendo que gravou com ele o disco Concerto Suite for Eletric Guitar and Orchestra in E Flat Minor Opus.1.


Original Cry Baby Wah:


Um efeito que Yngwie gosta muito, e que tem estado presente em quase todos os seus álbuns.
Yngwie o tem utilizado de várias formas diferentes.




Moog Taurus Bass Pedals - Não sei exatamente se é esse o modelo usado por ele, mas é algum parecido.

Yngwie também usa Racks


Yngwie usa vários Rack's, embora eles tenham uma montagem bem mais simples que a de outros guitarristas.

E aqui um layout da ligação do Maestro:



Obviamente, não é exatamente o equipamento que faz o músico, toda alma força e poder de Yngwie J Malmsteen encorporam o seu som. Mas por essa semana é isso Folks, grande abraço e STAY HEAVY \../

Nenhum comentário:

Postar um comentário