Entrevista: MIZUHO LIN (SEMBLANT)

segunda-feira, 29 de abril de 2013


Quem acompanha o All That Metal sabe muito bem que eu não poupo elogios para as bandas que realmente gosto e acredito que merecem destaque. E eu não posso imaginar, por exemplo, o que diria se alguém me perguntasse quais são minhas 5 bandas nacionais favoritas da atualidade, mas tenho certeza de um nome que estaria nessa lista. Levando isso em conta, é um enorme prazer postar hoje essa entrevista com Mizuho Lin, vocalista da Semblant.
Semblant é uma banda de Gothic/Dark Metal fundada em 2005 na cidade de Curitiba. O grupo conseguiu estabelecer seu nome na cena nacional de uma forma muito rápida, algo mais do que merecido levando em conta seu profissionalismo e a qualidade de sua música. Seu debut, o fantástico "Last Night Of Mortality", foi lançado em 2010 e teve uma boa resposta de público e crítica. Mas foi no ano passado, com o lançamento do EP "Behind The Mask", que a banda alcançou outro patamar e provou a todos que merece estar entre os grandes nomes da música pesada em nosso país.
"Behind The Mask" também marcou o primeiro registro de Mizuho com a Semblant, que divide os vocais com Sergio Mazul, líder e fundador da banda. Completando o line-up temos Rodrigo Garcia (baixo), Sol Perez (guitarra), Juliano Ribeiro (guitarra), J. Augusto (teclados) e o recém chegado Thor Sikora (bateria). A banda já deu início ao processo de pré-produção de seu segundo álbum, mas faz isso com muita calma para apresentar um trabalho de qualidade aos fãs. É sobre isso e muitos outros assuntos que conversamos com Mizuho, numa entrevista exclusiva para o ATM.
Ao final desse post temos todos os links para você conhecer o trabalho da banda, inclusive o endereço onde a banda disponibiliza gratuitamente o EP "Behind The Mask".




ALL THAT METAL: Olá Mizuho, tudo bem? Primeiramente, gostaria de perguntar como está o processo de pré-produção do próximo álbum da Semblant?
MIZUHO LIN:
Olá! Tudo ótimo por aqui! Olha, estamos trabalhando muito na pré produção do álbum. Como já falamos uma vez, não temos pressa pra lançar. Este é o principal motivo que não estabelecemos nenhuma data, como fizemos no lançamento do Behind The Mask. Claro que tinhamos uma idéia, estávamos trabalhando para lançar no primeiro semestre desse ano. Mas com a mudança de baterista e outros tantos motivos, resolvemos adiar a gravação para o segundo semestre, portanto o álbum será lançado apenas em 2014. Estamos investindo muito nesse álbum, então queremos fazer tudo com muita calma para que saia perfeito! Posso dizer que as músicas estão ficando absurdas!

ATM: Parafraseando o que foi dito pelo Sérgio, "Behind The Mask" é um divisor de águas na carreira da Semblant. Como foi a recepção de público e crítica em relação a esse trabalho?
MIZUHO:
Com certeza foi! A banda estava com nova formação e isso implicou uma mudança no som da Semblant, pois cada integrante trouxe novas influências na bagagem. Não deixamos de lado a essência da Semblant, mas investimos mais no lado ‘’pesado’’ e deixando um pouco de lado a temática vampiresca, que tanto estava presente no Last Night of Mortality. Arriscamos algo novo que, surpreendentemente, deu muito certo! O público recebeu o nosso EP muito bem e tivemos muitas críticas positivas! Conseguimos várias resenhas boas com este trabalho e ele nos abriu várias portas.

ATM: O single "Throw Back To Hell" acabou entrando para a trilha sonora do Xtreme Fighter Championship. Como foi que surgiu essa oportunidade? Você acredita que isso levou a música da Semblant para um novo público?
MIZUHO:
Na verdade ela não "entrou" para a trilha sonora do evento, e sim foi criada para ser a trilha! Os organizadores de evento nos contactaram e pediram para que nós fizessemos uma trilha sonora para o Xtreme Fighter Championship. Foi aí que começamos a compor a música. Acho que foi a música mais rápida que fizemos, tanto na parte de composição quanto na parte de gravação! A música foi muito bem recebida por todos, nós realmente não estávamos esperando tanto! Com certeza isso nos trouxe um público novo para a banda! Muitos apreciadores de MMA passaram a conhecer e a acompanhar a Semblant. 

 

ATM: A Semblant já tem uma boa base de fãs no Brasil e estabeleceu-se entre os grandes nomes do Metal nacional. Mas eu gostaria de saber como andam as coisas no exterior, se a banda anda investindo pesado e batalhando pelo seu espaço em outros continentes?
MIZUHO:
Sim, nós estamos investindo bastante no exterior para esse próximo álbum! A Semblant recebeu algumas propostas para tocar fora já, mas não podemos arriscar tanto. Nós vamos para fora sim, mas somente quando a proposta valer a pena tanto pra divulgação da banda, quanto financeiramente.

ATM: Eu assisti a entrevista de vocês no Upload, da TV Transamerica, falando sobre o polêmico Metal Open Air [clique aqui para assistir a entrevista]. Como músicos, qual foi a parte mais decepcionante disso tudo? Tem alguma lição que a banda tirou desse acontecimento?
MIZUHO:
Sim, não acreditar demais nas pessoas! Acho que desse assunto, tudo que tínhamos pra falar, já falamos naquela entrevista. A parte mais decepcionante, como músicos, foi o descaso com as bandas brasileiras. Não digo isso só pela Semblant! As bandas internacionais tiveram um tratamento horrível também, mas nem perto do que as brasileiras tiveram.

ATM: Do seu ponto de vista, o que é necessário hoje em dia para profissionalizar a cena em nosso país?
MIZUHO:
É preciso que os músicos deixem de ser arrogantes e mesquinhas, e parem de pensar só no próprio umbigo! O metal só vai crescer no Brasil, quando as bandas resolverem se ajudar! Como? Um divulgando o outro, um apoiando o outro, indo nos shows, participando de festivais... Tem muita bandinha por aí se achando!

ATM: Como eu disse antes da entrevista, gostaria de abordar também algumas questões sobre técnica vocal. Antes de mais nada, você poderia nos contar como foi sua "iniciação" como vocalista? Quando foi que você percebeu que era isso que gostaria de fazer?
MIZUHO:
Eu sempre gostei de cantar, acho que peguei isso da minha mãe (que cantava em festivais quando era pequena). Desde pequena eu cantarolava em casa, inventava minhas próprias musicas e participava do coral de crianças da minha cidade. Mas a vontade de aprender a cantar mesmo surgiu aos 11 anos. Aos 17, finalmente, comecei a fazer aulas de técnica vocal, e foi a partir disso que eu percebi que esse era o trabalho que eu queria pra minha vida. Dois anos e meio depois me chamaram para a Semblant. 

ATM: Existe alguma cantora de ópera em específico que tornou-se uma influência sua?
MIZUHO:
Cantora de ópera mesmo, acho que não. Apesar de ter algumas que eu gosto bastante. Minha vontade nunca foi ser uma cantora de ópera, e sim de aprender a técnica do canto lírico. Minhas influências vem do pop erudito e do metal.

ATM: Já assisti vídeos de você cantando obras de Villa-Lobos, Mozart, dentre outros. Você considera a possibilidade de um dia levar adiante uma carreira na música erudita em paralelo ao trabalho com a Semblant?
MIZUHO:
Não. Isso certamente não irá acontecer. Posso, sim, fazer algumas participações. Nunca se sabe. Mas ter uma carreira na música erudita, não. Essa nunca foi a minha vontade, e olha que já tentaram me fazer mudar de idéia...

ATM: E na hora de tocar ao vivo com a banda, quais os principais benefícios dessas influências?
MIZUHO:
Todos possíveis (risos)!  Na técnica lírica nós aprendemos a usar o aparelho vocal numa intensidade muito maior, assim como a respiração e o apoio também. Isso me traz conforto ao cantar as músicas da Semblant (mesmo eu não utilizando tanto do lírico na banda), que acabam se tornando fáceis. A partir do momento que você está confortável e confiante no modo como você canta, você se sente muito mais confortável no palco diante ao público também.

 

ATM: Não é novidade para ninguém que o Metal deixou de ser um espaço exclusivamente masculino. Para as garotas que estão começando, quais as dicas que você tem?
MIZUHO:
As dicas são as mesmas que eu daria para os homens (risos)! Muito estudo!!! Mas como o universo do metal é muito mais masculino, as meninas não podem ser frescas! Acho que essa é minha principal dica para elas. Tem que entrar na brincadeira, não se ofender por qualquer coisa. Os rapazes vão respeitar as meninas se elas souberem como se comportar diante à eles.

ATM: Uma amiga minha que é sua fã (e vocalista também) mandou essa pergunta: alguma música ou trecho de ópera que você já cantou e acha bem difícil?
MIZUHO:
Nossa.. prefiro não citar nenhuma, pois todas são difíceis no começo! Depois de um tempo de estudo, você acaba melhorando e, logo, achando mais fácil. Mas engana-se quem pensa que os super agudos são sempre a parte mais difícil hahah. Geralmente são as partes mais fáceis.

ATM: Abordando agora um outro tipo de vocal totalmente diferente, até hoje existem pessoas que desvalorizam vocalistas que usam técnicas como drive e gutural. Gostaria de saber se você conhece o trabalho de Melissa Cross ['professora' de canto de vocalistas como Randy Blythe, Angela Gossow, dentre outros] e se alguma vez já considerou trazer um pouco disso para sua performance?
MIZUHO:
Conheço sim! Ela é incrível! Eu já estou trazendo um pouco de vocal rasgado durante os shows da Semblant. As vezes acompanhando o Sergio e as vezes sozinha mesmo. Eu curto pra caramba! Sempre gostei, acho que a segunda banda de metal que eu ouvi na minha jornada foi Kittie. Eu amava essa banda! Nos shows da Semblant estamos sempre trazendo coisas diferentes que não se encontram nas músicas de estúdio. Eu e o Juliano estamos investindo nos vocais rasgados.

ATM: Para descontrair um pouco: você já ouviu falar de Florence Foster Jenkins? [clique aqui para conhecer a história dela; clique aqui para escuta-la assassinando Mozart] Consegue imaginar se ela fosse a vocalista da Semblant?
MIZUHO:
Já ouvi falar sim! Ela é ‘’famosa’’ na minha faculdade (risos). Poxa, é melhor você fazer essa pergunta pro Sergio Mazul! (risos) Será que ele aprovaria?!?


ATM: Mizuho, diga aos nossos leitores o que anda tocando na sua playlist ultimamente. Pode citar qualquer banda/artista, independente do gênero.
MIZUHO:
Gosto de tudo, não tenho vergonha alguma de dizer isso. Ouço do pop ao metal numa boa. No meu celular, por exemplo, é fácil encontrar Nightwish, Poets Of The Fall, Emma Shapplin, Alter Bridge, Holiness, Britney Spears, Karmin, No Doubt, Dishwalla, In This Moment, Trayce.

ATM: Alguma possibilidade dos fãs gaúchos assistirem um show da Semblant ainda esse ano?
MIZUHO:
Não sei. Como muitos sabem, não depende da banda! Depende dos produtores nos chamarem. Esse ano estamos focando muito no álbum, portanto não estamos aceitando muitos shows pra fazer. Fazer shows (que requer vários ensaios) e produzir as músicas novas (que é muito mais difícil do que compor) ao mesmo tempo é quase impossível de fazer. Mas quem sabe, né? Se alguma boa proposta surgir, nós vamos.

ATM: Muito obrigado pela atenção, Mizuho! Você fica com as últimas palavras...
MIZUHO:
Obrigada ao All That Metal pelo espaço e apoio à Semblant! E um grande beijo à todos os amigos e fãs gaúchos que tanto nos apoiam! Pude finalmente conhecer RS e vocês são todos muito queridos! Vamos torcer para que a Semblant possa fazer um show por aí e conhecê-los pessoalmente em breve. Não deixem de curtir nossa página no Facebook para estar por dentro de todas as novidades da banda.

PÁGINAS DA SEMBLANT:
Site oficial - Possui link para baixar o EP "Behind The Mask", o single "Sleepless" e você pode adquirir o álbum "Last Night Of Mortality"
Facebook
My Space
You Tube
Twitter


Nenhum comentário:

Postar um comentário