Metal Classics: Judas Priest - Screaming For Vengeance

quinta-feira, 18 de abril de 2013


por Delmar Borba

Um marco! Não só para a banda, mas para o heavy metal em geral, "Screaming For Vengeance" foi lançado em 17 de Julho de 1982 e foi gravado na Espanha. Foi o disco que reafirmou o sucesso do grupo, que nesse ponto tinha acertado a mão na criação do seu estilo próprio que tornou-se característico e base para os discos que vieram depois depois do sucesso explêndido de "British Steel". Rob Halford, como sempre, está cantando muito, e a banda dá show, escrevendo músicas bem variadas entre si e mostrando uma capacidade monstruosa de misturar guitarras pesadas e refrãos e melodias que não saem da cabeça, muitas vezes beirando ao pop de tão grudentas que são. Possivelmente o melhor disco da carreira da banda, genial!

O disco começa com a introdução The Hellion, que é uma das mais perfeitas introduções para um show já feitas na história, já emendada na clássica Eletric Eye, um heavy metal típico, musica rápida e constante, perfeita pra bater cabeça enlouquecidamente e que nunca pode faltar nos shows. Na sequência a batida da bateria de Dave Holland da inicio a Riding On The Wind, que segue no clima agitado do início, com as guitarras de KK. Downing e Glen Tipton sempre a frente de maneira agressiva, mandando riffs e mais riffs na cara do ouvinte.


Bloodstone começa com a guitarra de Glen Tipton puxando um lado mais hard rock e a bateria de Dave Holland com bastante groove. Os solos e os arranjos para a base na hora dos solos, apesar de curto, é espetacular! Um show de harmonias bem encaixadas!
Aproxima é (Take These) Chains, que começa bem calma, com guitarras limpas e o vocal de Halford por trás. O que não dura muito tempo, em seguida as guitarras entram com tudo e com a linha vocal de Halford tomando a frente. O refrão é um dos melhores do disco, e fica a dúvida, será que KK.Downing e Glen Tipton conseguem fazer um solo ruim? Lógico que não!
O disco segue com Pain And Pleasure, que também vai bem na linha hard rock, com um ritmo constante e simples e que faz baixar a adrenalina inicial do disco pra logo já vir uma verdadeira paulada com a faixa-título! Screaming For Vengeance vem como uma locomotiva desgovernada bem no meio do disco. Como o nome já denúncia, Rob Halford vem com uma performance vocal nervosa, berrando o refrão com raiva! Na parte do meio uma melodia muito legal de guitarras gêmeas dando o toque clássico no meio da avalanche de puro heavy metal contida na faixa, uma das melhores do disco e da história da banda!


You’ve Got Another Thing Coming é a tipica música pra levantar a galera nos shows! Presente até os dias de hoje no setlist da banda, é obrigatória nas apresentações. Letra fácil e refrão difícil de não sair cantando junto, é a típica música que mostra do que músicos com capacidade de criar músicas pesadas mas assim mesmo capazes de agradar o grande público são capazes de fazer. Logo depois vem Fever, outra que começa bem calma e depois cai num clima constante e moderado, com um solo que lembra as belas guitarras da década de 70, e depois do solo vem uma variação na linha vocal muito legal, coisa de mestre! 


E por fim temos Devil’s Child, que andou aparecendo em alguns shows recentes da banda e é com certeza um dos destaques do disco, também com o vocal de Rob Halford a frente e mais uma vez com um refrão perfeito! Dos solos nem dá pra falar, é até chato falar toda hora dos solos que esses caras fazem, e mais uma vez, depois deles vem uma interpretação vocal e uma mudança nas melodias impressionante, com Halford levantando as notas na estratosfera, terminando o disco da maneira que começou, espetacular!


Nenhum comentário:

Postar um comentário