Top 5: Festivais europeus de 2013

quarta-feira, 8 de maio de 2013



Todos os anos o Velho Continente recebe fãs do mundo inteiro em busca dos maiores festivais de Heavy Metal que existem. Já virou tradição bandeiras de países como Brasil, Japão, México, Argentina e tantos outros marcando presença nos eventos europeus. Alguns desses festivais recebem bandas de diversos subgêneros, enquanto outros preferem restringir-se a algo mais específico. O fato é, o verão europeu tem festivais para todos os gostos, trazendo desde bandas iniciantes até nomes lendários da música pesada. 
No post de hoje, vamos apresentar uma lista com os 5 festivais que prometem fazer mais barulho na Europa em 2013. Fizemos a lista com base nas bandas que já foram confirmadas até o momento e dando preferência a festivais que abordam uma grande variedade de gêneros. Ou seja, não incluimos festivais como o M'Era Luna, por exemplo, que é totalmente voltada para a subcultura gótica. 
Muitos dos festivais listados você poderá acompanhar pela internet mesmo, no conforto de sua casa, pois alguns são transmitidos via streaming. Outros sempre tem vídeos profissionais que acabam no You Tube após a realização do evento. Mas se você é uma pessoa de sorte que vai estar presente em um deles, nós do All That Metal gostaríamos muito de ouvir os relatos dessa experiência única. A lista pode servir como ponto de referência também para quem pretende ir em um desses festivais algum dia. 
IMPORTANTE: a lista que acompanha a descrição do festival não inclui todas as bandas, pois geralmente são MUITAS bandas. Confira o site oficial do evento para lista completa.
Então, lá vamos nós...


5 - Tuska Open Air


Onde: Helsinki, Finlândia
Quando: 28-30 de junho
Headliners: O site oficial não divulgou qual é a atração principal (ou eu não achei, pois não sei ler finlandês), mas acredita-se que sejam King Diamond e Testament.
Algumas das outras bandas confirmadas: Nightwish, Amorphis, Bolt Thrower, Kreator, Soilwork, The Dillinger Escape Plan, Ihsahn, Asking Alexandria.
O evento: Um dos festivais finlandeses de maior tradição, juntamente com o Sauna Open Air. Esse ano vai ser ainda mais especial por contar com King Diamond em seu casting, que apesar de tocar em outros festivais, aqui ele vai ter mais tempo para sua apresentação. Considerando sua estrutura, não pode ser considerado como um dos maiores da Europa, mas para um festival que começou pequeno, teve um crescimento rápido e hoje já faz parte do circuito europeu. 


4 - Graspop Metal Meeting


Onde: Dessel, Bélgica.
Quando: 28-30 de junho.
Headliners: Iron Maiden, Slipknot e Twisted Sister.
Algumas das outras bandas confirmadas: Korn, In Flames, Within Temptation, King Diamond, Down, Testament, Kreator, Mayhem, Ghost, Katatonia.
O evento: Certamente um dos maiores festivais europeus que já existiu. Realizado anualmente desde 1996, em uma edição que teve o Iron Maiden como atração principal, nos tempos em que Blaze Bayley era frontman da banda. Esse ano o Maiden retorna ao evento, banda recordista como headliner do Graspop, sendo a 7ª vez que a banda deve apresentar-se no festival. São 3 dias, 4 palcos e bandas para todos os gostos. 


3 - Download Festival


Onde: Castle Donington, Inglaterra.
Quando: 14-16 de junho.
Headliners: Iron Maiden, Rammstein e Slipknot.
Algumas das outras bandas confirmadas: Motörhead, Korn, Alice In Chains, Mastodon, UFO, HIM, Amon Amarth, Black Stone Cherry, Devin Townsend Project, Satyricon, In This Moment. 
O evento: O Download Festival começou a ser realizado no ano de 2003 e tornou-se um dos maiores eventos de música do verão europeu. O festival é realizado em um solo considerado sagrado para os fãs de Metal, Donington Park, mesmo local onde acontecia o maior festival do gênero dos anos 80 e 90, o lendário Monsters Of Rock. Mais uma vez, temos o Iron Maiden como headliner, mas essa vai ser uma apresentação mais do que especial para a banda. Há 25 anos atrás o Iron Maiden fez a primeira de suas 5 apresentações em Donington, justamente na turnê de "Seventh Son Of A Seventh Son". Agora a banda está de volta justamente na turnê que revive a produção de palco daquela época. Inclusive, aqui no All That Metal nós fizemos uma matéria especial sobre as outras apresentações do Maiden em Donington quando esse show foi confirmado. Além disso, temos também essa grande apresentação do Rammstein e mais 5 palcos cheios de atrações de diversos gêneros. Vale citar também que o Download Festival é um festival mais eclético, trazendo outras bandas diversas como Queens Of The Stone Age, 30 Seconds To Mars, dentre outras.



2 - Hellfest


Onde: Clisson, França.
Quando: 21-23 de junho.
Site oficial: http://www.hellfest.fr/
Headliners: Kiss, ZZ Top, Whitesnake, Volbeat, Twisted Sister, Accept e Danzig.
Algumas das outras bandas confirmadas: Avantasia, Alice In Chains, Cradle Of Filth, Immortal, At The Gates, Helloween, My Dying Bride, Carpathian Forest, Dark Funeral, Between The Buried And Me. 
O evento: De todos os festivais presentes nessa lista, o Hellfest é o mais novo deles. Apesar disso, é também um dos que mais cresce a cada ano que é realizado. Sua primeira edição foi em 2006, mas desde o ano passado o festival mudou-se para um local maior, assim pode receber mais fãs e mais bandas. Desde 2011 o festival tem sido filmado e vários vídeos aparecem pela internet, com shows inteiros que vocês podem assistir procurando no You Tube. O Hellfest possui um total de 6 palcos e possivelmente está tornando-se o festival com o maior número de bandas também. A atração mais aguardada é o Kiss, tocando pela segunda vez no festival francês. Particularmente, fiquei empolgado pelo fato de Volbeat ser uma das principais atrações, pois a banda está em uma ótima fase e vem divulgando um álbum realmente excelente, "Outlaw Gentlemen & Shady Ladies".


1 - Wacken Open Air

 
Onde: Wacken, Alemanha.
Quando: 1-3 de agosto.
Site oficial: www.wacken.com
Headliners: Deep Purple, Rammstein, Motörhead, Doro e Alice Cooper.
Algumas das outras bandas confirmadas: Nightwish, Danzig, Fear Factory, Lamb Of God, Grave Digger, Meshuggah, Annihilator, Soilwork, Anthrax.
O evento: É até uma injustiça falar do Wacken em um texto tão curto, tanto que eu duvido muito que quem está lendo esse texto poderia duvidar que o festival estaria no topo da nossa lista. O Wacken já se tornou uma espécie de Meca do Heavy Metal, um lugar que todo fã de música pesada deve ir ao menos uma vez na vida. Muita Metal, cerveja e lama aguardam novamente os fãs que vem do mundo inteiro. São 4 palcos e mais uma noite extra antes do primeiro dia do evento, só com bandas do mundo inteiro que venceram o Metal Battle. O Rammstein vai estar jogando em casa e possivelmente apresentará um show memorável, além de bandas clássicas como Deep Purple e Alice Cooper que também ganharam uma posição de destaque esse ano. Vale lembrar que o Wacken do ano passado teve vários shows transmitidos pela internet, vamos torcer para que esse ano isso aconteça novamente. 



Espero que tenham curtido nossa lista com os melhores festivais europeus de 2013. Isso é apenas uma parte do que rola no Velho Mundo, existem muitos outros festivais. Bang Your Head, Bloodstock, Rock Am Ring/Rock In Park, Hove Festival, Metal Camp, Sauna Open Air, Metalfest, M'Era Luna, Deathfeast, Masters Of Rock, Summer Breeze Open Air, Sweden Rock Festival, With Full Force, Gods Of Metal... e você aí querendo ir no Rock In Rio, né?!



Nenhum comentário:

Postar um comentário