Review de CD: Alice In Chains - The Devil Put Dinosaurs Here

sexta-feira, 24 de maio de 2013


O Alice In Chains está de volta com um novo álbum para os seus fãs, "The Devil Put Dinosaurs Here", um dos lançamentos mais aguardados de 2013. O novo trabalho mantém o padrão de qualidade da banda, além de dar continuidade a constante evolução sonora que sempre foi uma característica do grupo. Pode-se afirmar que, de uma forma geral, é um álbum tão bom quanto o seu anterior, "Black Gives Way To Blue", lançado em 2009. 
Desde a primeira nota já podemos perceber que é um álbum repleto de canções pesadas e lentas, explorando uma faceta do Alice In Chains que talvez seja desconhecida por ouvintes ocasionais. O vocalista William DuVall esbanja talento com uma performance impecável, marcando de vez o seu nome na história da banda. Jerry Cantrell também participa com alguns backing vocals, numa perfeita sintonia com DuVall ao longo dos vários duetos presentes nas canções. Impossível não destacar também o ótimo trabalho nas linhas de guitarra, certamente o momento mais criativo da brilhante carreira de Cantrell. O time ainda conta com Mike Inez, um dos melhores baixistas da década de 90, e Sean Kinney mandando ver um peso na medida certa com seu kit de bateria. 

Muitos ainda devem estar curiosos com o estranho título do álbum, tentando entender o que significam esses dinossauros que o diabo trouxe. Segundo a própria banda, a ideia era ironizar algumas correntes religiosas que afirmam que os ossos de dinossauros espalhados pelo mundo são uma obra de Satan para fazer com que a humanidade passe a acreditar que a Teoria Criacionista é uma mentira. Pois é, existem pessoas que levam essa ideologia a sério e o Alice In Chains usou isso para batizar seu novo álbum. 
Os dois primeiros singles do petardo, "Hollow" e "Stone", são uma boa síntese do que podemos encontrar ao longo dos 67 minutos de música. Mas obviamente não é possível julgar o álbum inteiro apenas por essas faixas, "The Devil Put Dinosaurs Here" vai muito além. Em vários momentos podemos encontrar belas melodias, canções bem trabalhadas e repletas de detalhes interessantes. Um bom exemplo disso é "Voices", um dos destaques com suas passagens acústicas. 
A faixa título tem 6 minutos e meio, alternando entre momentos mais pesados e cadenciados, tudo conduzido pelas guitarras de Cantrell e linhas de vocais espetaculares de DuVall. Tem tudo para virar um clássico do Alice In Chains! O ponto alto mesmo do álbum são as canções "Scalpel" e a épica "Phantom Limb". A primeira é uma quase uma balada, emocionante do início ao fim, possivelmente uma das melhores músicas lançadas até o presente momento de 2013. Já "Phantom Limb" é incrivelmente pesada e possui um clima grandioso ao longo de seus 7 minutos, aquele tipo de música que é impossível alguém não gostar.
Outro destaque desse álbum é sua mixagem, um trabalho de primeira que permite ao ouvinte escutar cada detalhe das faixas, nenhuma nota está perdida ou inaudível. Você pode ficar escutando esse álbum repetidamente por horas e horas com fones de ouvido que não vai cansar, sempre há algo novo para descobrir e a experiência torna-se uma viagem através dos riffs de Cantrell. 
"The Devil Put Dinosaurs Here" é magnífico, obrigatório até para quem não acompanha o trabalho do Alice In Chains. Podem ter certeza que ele vai aparecer em muitas listas de melhores do ano. 

Nota: 4,5







Nenhum comentário:

Postar um comentário