Review de DVD: Sebastian Bach - ABachalypse Now

quarta-feira, 1 de maio de 2013


O mais novo lançamento de Sebastian Bach consiste em um DVD contendo 3 apresentações de sua recente turnê mundial. "ABachalypse Now" é o segundo registro do vocalista nesse formato (o primeiro foi "Forever Wild", de 2004), cobrindo parte de sua carreira solo e os já tradicionais clássicos do Skid Row que estão sempre presentes em seu repertório. Os shows foram gravados em dois festivais europeus (Hellfest e Graspop Metal Meeting), além de uma apresentação em Los Angeles registrada pela AXS TV. 
Antes de comentar mais detalhadamente o conteúdo do DVD, gostaria apenas de fazer alguns comentários. Jamais vou esquecer de uma entrevista que li de Kai Hansen para a Rock Brigade em 2003, quando o Gamma Ray estava lançando o álbum ao vivo "Skeletons In The Closet". Na ocasião, Hansen comentou que possuia vários overdubs (partes refeitas em estúdio para corrigir determinados erros), afinal de contas, é normal uma banda cometer certos equívocos e um trecho ou outro necessitar reparos. Nada mais justo para o fã que pretende adquirir um trabalho de qualidade. O problema é quando as correções em estúdio são excessivas, fazendo a gravação soar muito artificial, um dos maiores erros de "ABachalypse Now".

Segundo o próprio Bach, seu intuito inicial era lançar "ABachalypse Now" apenas como DVD, mas a gravadora pediu para que ele fosse disponibilizado como CD também. Isso ocasionou o uso absurdo de overdubs, numa tentativa de fazer a gravação soar perfeita. Sendo assim, se você escutar apenas o CD talvez nem consiga notar essas modificações de estúdio, mas no DVD ela tornou-se gritante e um tanto quanto incômodo ao espectador. Para ler a entrevista em que o vocalista fez esses comentários (em inglês), clique aqui
Vamos comentar separadamente cada show presente no DVD. Assim vocês podem ter uma ideia mais detalhada de "ABachalypse Now". Além dos 3 shows que serão comentados, o pacote ainda contém os clipes de "Kicking & Screaming", "TunnelVision" e "I'm Alive".

Live at Hellfest in Clisson, France - June 16, 2012

O primeiro show de "ABchalypse Now" foi registrado no maior festival de Metal da França, o Hellfest. O show em si é ótimo, a performance da banda é realmente espetacular e o público participa ativamente do concerto, mesmo considerando que Bach não era a atração principal do dia. O repertório é quase todo composto por clássicos do Skid Row, com seus pontos altos em canções como "Youth Gone Wild", "18 And Life" e "I Remember You". 
Os problemas começam em "Kicking & Screaming", faixa-título do mais recente álbum de estúdio de Bach, pois já percebemos logo de cara os overdubs. Em certos momentos não sabemos se estamos mesmo assistindo um DVD que deveria conter um show de uma das maiores vozes do Rock/Metal, ou se estamos vendo uma perfomance de Milli Vanilli numa versão pesada. Um exagero totalmente desnecessário que comprometeu a perfomance da banda, com trechos mal sincronizados e um delay perturbador em algumas músicas. 
Tirando os detalhes envolvendo correções feitas em estúdio, o show em si é ótimo. O experiente Bobby Jarzombek detona na bateria, acompanhado na cozinha por Jason Christopher, um baixista que chama a atenção por sua ótima presença de palco. Apenas o novato Nick Sterling parece meio apagado no palco, um excelente guitarrista que parece não estar empolgado em tocar para um grande público. Vale lembrar também que na outra guitarra temos Johnny Chromatic, velho parceiro de Bach e um guitarrista muito subestimado, sempre marcando presença com solos precisos e sua empolgante perfomance fazendo backing vocals. 
Quanto ao vocalista e centro das atenções, Bach continua mandando muito bem ao vivo. Sua presença de palco não é mais como antigamente, mas também não pode-se esperar que ele vai correr de um lado ao outro do palco como se ainda tivesse 20 e poucos anos. De qualquer maneira, ele continua sendo um dos poucos vocalistas que sabe manter uma platéia atenta durante toda a apresentação, comandando a multidão como um verdadeiro frontman que nasceu para fazer isso. 

Lista de músicas:
01. Slave To The Grind
02. Kicking & Screaming
03. Here I Am
04. Big Guns
05. Piece Of Me
06. 18 & Life
07. American Metalhead
08. Monkey Business
09. I Remember You
10. Youth Gone Wild


Kicking & Screaming & Touring
Live at Club Nokia in Los Angeles, California - August 2, 2012

Esse show foi muito comentando na época devido a recusa de Nick Sterling em participar da apresentação. Estava tudo certo para ele ser registrado pela rede de TV estadunidense AXS e Sterling recusou-se a assinar o contrato. Em seu lugar, Bach chamou vários amigos para tocar guitarra em seu lugar. Certamente o momento mais empolgante foi a participação de Roy Z (Halford, Bruce Dickinson), mandando ver nas 6 cordas em "(Love Is) A Bitchslap", do álbum Angel Down (que foi produzido por Roy Z, inclusive). Brent Woods, guitarrista da banda solo de Vince Neil (Mötley Crüe), é outro que faz uma ótima participação. Até mesmo Jinxx, do Black Veil Brides (que eu considero como uma das piores coisas que surgiu na música nos últimos anos), não fez feio em clássicos do Skid Row, ao contrário de seu companheiro de banda Ashley Purdy, que passou vergonha tentando cantar "Youth Gone Wild" ao lado de Bach.
Ao contrário do primeiro show do DVD, esse é em um local menor e fechado, a qualidade de imagem pode não ser excelente, mas cumpre bem o seu papel de extrair a essência da apresentação e do público. O áudio é um pouco inferior ao do show no Hellfest, mas ainda assim, é bem mais agradável por não conter overdubs tão perceptíveis quanto no vídeo anterior. Mesmo com a troca de guitarristas, Chromatic teve de tocar algumas músicas sozinho nesse show e deu conta com seu exímio profissionalismo. Bom mesmo seria se Metal Mike ainda fizesse parte da banda para o registro dessa apresentação, um excelente guitarrista que faz falta nas apresentações ao vivo de Bach.
O único problema do segundo show presente no DVD é o setlist. Ele possui apenas duas músicas diferentes do show no Hellfest, "TunnelVision" e a já citada "(Love Is) A Bitchslap". Tudo bem que Bach precisa mesmo incluir músicas do Skid Row em seu repertório, mas no DVD algumas músicas diferentes poderiam ser incluídas. Consultado o setlist apresentado nesse show, notei que ficaram de fora faixas de sua carreira solo, como "Stuck Inside" e "As Long As I Got The Music". E honestamente, como fã eu até prefiro que troquem músicas como "18 & Life" e "Piece Of Me" para a banda tocar "Angel Down", "You Don't Understand" e tantas outras músicas excelentes que Bach gravou em sua carreira solo.

Lista de músicas:
01. Big Guns
02. (Love Is) A Bitchslap
03. Piece Of Me
04. 18 & Life
05. American Metalhead
06. Monkey Business
07. I Remember You
08. TunnelVision
09. Youth Gone Wild

Live at Graspop Metal Meeting in Dessel, Belgium - June 24, 2012

Esse é o único registro 100% ao vivo do DVD. Nenhuma modificação em estúdio foi feita e ele soa incrivelmente cru. Na verdade, esse show é mais recomendado para verdadeiros fãs de Bach, aqueles que amam Skid Row e sempre acompanharam a carreira do vocalista. Olhando por esse lado, o show é uma verdadeira relíquia.
Durante a apresentação nesse que é o maior festival belga de música pesada, uma chuva torrencial estava caindo, sem contar o fato da apresentação ter sido realmente muito cedo (de manhã, para ser mais específico). Então nós temos uma banda mais parada no palco, totalmente focada em tocar seus instrumentos, sendo a única excessão o baixista que fica a maior parte do tempo abaixo de chuva mesmo. Bach mostra-se bem incomodado com o fato de não se mover muito pelo palco, visivelmente decepcionado com isso. Bem, quem já assistiu o "Roadkill", do Skid Row, deve lembrar que ele tem um certo trauma de festivais com chuva, visto os problemas da banda no Donington's Monsters Of Rock de 1992.
Apesar da apresentação não ser tão artificial quanto as anteriores, o problema do repertório persiste. Mais uma vez, as mesmas músicas anteriormente apresentadas. Apenas "Dirty Power" é uma exclusividade desse vídeo. De resto, temos pela 3ª vez no DVD músicas como "American Metalhead", "18 & Life", "I Remember You", "Big Guns" e "Monkey Business".

Lista de músicas:
01. Kicking & Screaming
02. Dirty Power
03. Here I Am
04. Big Guns
05. 18 & Life
06. American Metalhead
07. Monkey Business
08. I Remember You
09. TunnelVision


Conclusão:
"ABchalypse Now" é um bom DVD? Sim! Vale a pena comprar ele? Sim e não!
Se você é fanático por tudo que Sebastian Bach faz, pode ir em frente sem medo, o lançamento é peça indispensável em sua coleção. Mas um ouvinte mais ocasional não está perdendo nada. Ele é muito válido também para colecionadores, por mais que conteúdo tenha sido ajustado em estúdio, ainda assim é importante por registrar um momento importante da carreira de Bach.

Nota: 3,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário