Six Strings Lovers: Jeff Hanneman

quarta-feira, 8 de maio de 2013



por Lucas Queiroz

Saudações Metal Brothers de todas as querências, estamos de volta após um pequeno recesso de duas semanas devido a alguns probleminhas de logística (correria FI-LHA DA PU-TA). Vocês me entendem não né?!

Venho hoje fazer uma resenha de um ícone do Thrash Metal mundial, um dos fundadores do gênero, compositor de sucessos que ficarão registrados na história do Metal. Partiu no dia 2 de maio de 2013, Jeff Hanneman, alcunha de Jeffery John Hanneman, um dos encabeçadores e idealizadores do gigantesco Slayer!






Seasons In The Abyss e Dead Skin Mask do disco Seasons In The Abyss de 1990

Jeff nos abandona aos 49 anos devido a uma insuficiência hepática,que foi ligada ao uso abusivo de álcool e medicamentos. Jeff que já vinha sofrendo a quase 2 anos devido a uma picada de aranha que quase o matou e que por opção (obrigação) se afastou dos palcos para  tratamento da infecção gerada, chamada fasceíte necrosante, e quase teve sua carreira ceifada antes mesmo da tragédia que estaria por vir, pois os médicos cogitavam a possibilidade de amputamento do braço afetado.
Na época sendo substituído  por Gary Holt (Exodus) e também Pat O'Brien (Cannibal Corpse), Jeff se dedicava a recuperação do enxerto de pele e músculos necessários em sua operação, readiquirindo forças e movimentos no braço lesionado, entre outros músculos afetados.

Eu não acharia justo começar essa matéria sem antes deixar mais claro toda a situação "final" de Jeff para compreensão de alguns fãs que ainda não tinham ciência do ocorrido, mas vamos lá.

Nascido em 31 de Janeiro de 1964 em Oakland, Califórnia, com sua juventude passada em Long Beach e posteriormente no Huntington Park, condado de Los Angeles (cidadezinha da BAY AREA), Jeff conviveu com seus parentes, todos ex combatentes de guerra, grande influência para as letras bélicas que encorporariam o case de sucessos do Slayer anos depois.



O Slayer já tomava forma com o sonho de Kerry King que ainda não tinha ideia de montar uma banda, mas sim de seu conteúdo. Em um teste para uma banda, King e Hanneman se conhecem, e aprofundam a amizade (enchiam a cara todo santo dia). Entre um ensaio e outro tocavam sons do Iron Maiden e Judas Priest, suas bandas favoritas, sempre tendo a boa dose de Punk Rock (Sem preconceitos aqui HAHA).

Junto de Dave Lombardo e Rocky George eles formavam a banda paralela Pap Smear, que tocava um punk viceral. Por pouco não houve uma gravação do Pap que só não aconteceu por um "sexto" sentido do produtor da banda que dizia que aquilo ainda não era eles, não era a identidade da banda e que por motivos assim bandas se dissolviam. Abençoado seja esse ser.

Aqui uma curiosidade, Dave conheceu King enquanto o primeiro entregava uma pizza. Em seguida, Tom se reuniu a banda como vocal e baixo, radicalizando e gerando o SLAYEEEERRRR

Hanneman, tem suas raízes no punk e sempre se orgulhou de admitir isso, até no CD de covers o "Undisputed Attitude", de 1996, onde utilizaram 2 músicas da finada banda Pap Smear. Mas nessa altura o Slayer ja tinha o renome internacional, desde o "Reign In Blood" de 1986, e Hanneman era o compositor cabeça dos dois maiores sucessos do albúm, "Angel of Death" e "Raining Blood" (está bom pra vocês?). Por causa dessas músicas, ele sempre foi associado a imagem de nazista. Ele, por sua vez, só dizia ter interesse histórico, nunca se associou a imagem do Reich.


War Ensemble do disco Seasons In The Abyss de 1990

Como toda alma que se vai, fica a dor de famíliares, amigos e fãs. Hanneman tem sua participação na história da guitarra registrada através de riffs imortalizados, não sendo nenhuma assumidade técnica, e sim, sendo original, criando e compondo sobre o que ele amava e demonstrava ser!
Ele se tornou uma influência para guitarristas da nova geração, amantes do metal em geral e nos deixa nesse ano turbulento para o Slayer, cujo o futuro ainda é incerto.

Vá em paz Jeff Hanneman e faça CHOVER SANGUE por onde você passar!


Raning Blood do disco Reign Blood de 1986

E a todos vocês leitores do All That Metal, até a próxima e STAY HEAVY \../

Perfil do que vos fala: http://www.facebook.com/lucas.queiroz.948

Nenhum comentário:

Postar um comentário