Review de CD: Volbeat – Outlaw Gentlemen & Shady Ladies

segunda-feira, 13 de maio de 2013




Poucas bandas no cenário atual do rock podem se dizer tão heterogêneas quanto Volbeat. O quarteto predominantemente dinamarquês possui como base para criação de suas músicas o heavy metal em sua forma clássica, porém em suas faixas é possível notar uma nítida influência de rockabilly, rock clássico ao melhor estilo Johnny Cash, hard rock, groove, country, punk e vários outros estilos. Desde 2001, o grupo formado pelo guitarrista e vocalista Michael Poulsen conquista elogios das críticas e alguns discos de ouro e platina.

Outlaw Gentlemen & Shady Ladies é o quinto álbum lançado pelo Volbeat. Seu nome é uma referência aos foras da lei do bom e velho cenário western americano.  Esse clima pistoleiro é fortemente mostrado na faixa de abertura " Let's Shake Some Dust", um breve solo de violão, porém bastante marcante e característico. Além disso, o velho oeste é remarcado em "Doc Holliday", que apesar de ser uma música com riffs um pouco mais carregados, conta com a presença de um banjo em certos momentos que completam a aridez atribuída à temática do álbum.

O álbum totaliza 14 canções dos mais variados gêneros, contudo muito bem trabalhadas. Outlaw Gentlemen & Shady Ladies se trata de uma compilação ousada e criativa de músicas completamente distintas umas das outras, formando um CD agradável de ser ouvido pela leveza de suas variações. Esse também é o álbum de estreia de Rob Caggiano (ex-Anthrax) na banda, e o impacto de seu estilo pode ser notado principalmente em uma das músicas que ele ajudou a compor, " The Sinner is You".

No seu novo trabalho, Volbeat contou com a participação especial da cantora canadense Sarah Blackwood na faixa "Lonesome Rider" e com King Diamond, que não só cantou "Room 24" como também auxiliou na composição da música, que acabou por se tornar um dos destaques do álbum. Outras excelentes faixas que possuem um toque mais pesado que podem ser encontradas em Outlaw Gentlemen & Shady Ladies são "Black Bart" e " The Hangman's Body Count", além de uma ótima balada que ganhou o título de "Our Loved Ones".

O ponto negativo no álbum foi que, tanta variação de gênero, ocasionaria inevitavelmente em algumas músicas nem tão boas quanto outras. Foram os casos de "Cape of Our Hero", "Pearl Hart" e a estranhíssima "Lola Montez", que poderia perfeitamente ter sido escrita por alguma surf-rock-band estilo The Outfield. Essas variantes ajudam a trazer novos fãs para a banda, que é bastante famosa na Europa, porém o público mais voltado para o metal acaba torcendo o nariz para metade das músicas do álbum.

Tracklist:

1 - Let's Shake Some Dust

2 - Pearl Hart

3 - The Nameless One

4 - Dead But Rising

5 - Cape of Our Hero

6 - Room 24 (feat. King Diamond)

7 - The Hangman's Body Count

8 - My Body

9 - Lola Montez

10 - Black Bart

11 - Lonesome Rider (feat. Sarah Blackwood)

12 - The Sinner Is You

13 - Doc Holliday

14 - Our Loved Ones

Nota: 4

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário