Metal Archives: curiosidades sobre a Encyclopaedia Metallum

terça-feira, 28 de maio de 2013


É quase impossível achar algum fã de Metal que jamais utilizou o site Metal Archives para buscar informações sobre discografia, integrantes e tantos outros detalhes sobre determinada banda. O site faz exatamente aquilo que sempre propôs desde seus primórdios: criar uma enciclopédia do Metal, com todos os dados possíveis sobre as bandas do gênero e editado pelos próprios fãs. É só colocar na busca o nome de qualquer banda que você esteja interessado, então encontramos a discografia completa, cada álbum com seu exato dia de lançamento, créditos de produção e letras. A página de cada banda também possui informações detalhadas de cada integrante, o período a qual integrou a banda em questão e quais outros trabalhos que já realizou. 
O site foi fundado em julho de 2002 por dois canadenses que atendem pelo pseudônimo de HellBlazer e Morrigan. Ao longo dos anos, a Encyclopaedia Metallum evoluiu e tornou-se o maior ponto de referência para tudo que existe de mais tr00 na internet. Várias mudanças foram feitas, como a política de aceitação de bandas (como veremos logo a seguir) e a criação de páginas para cada músico em específico. Nesse artigo, vamos apresentar algumas curiosidades sobre o site e algumas de suas estatísticas. Como bônus, preparamos também uma lista com algumas das bandas mais bizarras que podemos encontrar pelo site. 

Você sabia...
  • ...que até o momento existem 91.008 bandas registradas no Metal Archives?
  • ...que o Brasil tem 4.152 bandas no site?
  • ...que bandas de New Metal e Deathcore não são aceitas no Metal Archives?
  • ...que (aparentemente) só existe uma banda de Metal no Suriname?
  • ...que na seção RIP temos 2.317 músicos que já partiram dessa pra melhor?
  • ...que a primeira banda registrada no Metal Archives foi o Amorphis?
  • ...que o Soulfly só foi aceito no ano passado após o lançamento de "Enslaved"?
  • ...que existem 235.732 álbuns e 1.578.272 músicas cadastrados no site?
  • ...que no mundo inteiro existem 457.675 músicos que tocam Metal e estão no site?
  • ...que de todo esse pessoal citado, 94.690 já desistiram da música?
  • ...e que existem 23.011 mulheres nesse grupo?
  • ...que a banda com o maior número de lançamentos chama-se Agathocles?
  • ...e que eles são seguidos de perto pelo Deep Purple?
  • ...que existe um guitarrista russo que atende por Senmuth e ele já lançou 114 álbuns de estúdio?
  • ...que "Scream Bloody Gore", do Death, é o álbum mais desejado por fãs de Metal?
  • ...que existe um camarada que já adicionou 4.166 bandas ao site?
  • ...que os administradores do site adoram fazer pegadinhas de 1º da abril? Em 2009 aceitarem o Korn por apenas algumas horas para depois deletar a página. Já em 2012, postaram uma imagem do logo do FBI alegando que o site seria fechado por incentivar a pirataria online. 

Nomes nada criativos
Fizemos uma pesquisa para indicar quais os nomes mais comuns encontrados na Encyclopaedia Metallum e veja alguns desses dados curiosos:
  • Começamos procurando pela palavra mais óbvia de todas: Metal. Existem 226 bandas com Metal no nome. O mais curioso disso é que foi apenas em 2006 que surgiu uma chamada apenas Metal, formada na Austrália. 
  • Ainda tratando-se de Metal, existem 239 músicos que decidiram acrescentar essa palavra a seus nomes artísticos também. 
  • Palavras mais comuns em nomes de bandas: Black (874), Death (831), Dark (604), Dead (470) e Blood (451).
  • Existem 33 bandas com o nome de Legion e possivelmente você nunca escutou nenhuma delas. 
  • Muito antes do Ghost B.C. obter sucesso no mundo inteiro, já existiram outras 4 bandas com o mesmo nome. Inclusive, algumas delas ainda continuam em atividade.

Que bandas podem cadastrar-se no MA
Um dos assuntos mais polêmicos no fórum do site tem sido sobre a aceitação de determinadas bandas. No geral, grupos com propostas de influências diversas são aceitos no site se suas influências estão próximas ao Metal. Por exemplo: você pode não encontrar Nine Inch Nails e Rammstein na Encyclopaedia Metallum, mas outros nomes como Ministry e Godflesh estão presentes por fazerem um Industrial muito mais próximo do Metal. O mesmo é válido para bandas de Metalcore, Glam Metal e Punk.
Apesar de ser muito restrito quanto a determinadas bandas, o site tem suas exceções e acabou incluindo bandas como Faith No More, The Melvins, Alice In Chains, The Exploited e várias outras que não são necessariamente Metal. Para ser sincero, é até curioso encontrarmos o trabalho solo de Zakk Wylde ("Book Of Shadows" não tem nada de Metal) e bandas como Eths não serem aceitas no site. 
Já existiram muitas bandas de Deathcore no Metal Archives, mas todas foram excluídas em meio a ascensão da New Wave Of American Metal, quando inúmeras bandas de "alguma coisa core" passaram a dominar o mercado. Até mesmo o Grindcore tem suas restrições no site, sendo aceitas somente trabalhos mais voltados para o gênero principal da página. 
Anteriormente, bandas só poderiam ser aceitas se tivessem algum lançamento em formato físico. Mas desde o dia 1º de janeiro de 2013, bandas com apenas lançamentos digitais passaram a ser aceitas também. 


Bandas bizarras
Reza a lenda que um dia já existiu uma rede social chamada Orkut. A mesma lenda afirma que esse site já foi muito popular no Brasil, nos tempos em que as pessoas ainda usavam MSN e IRC. Estudos indicam que existiu uma comunidade do Orkut sobre o Metal Archives e existem provas de um tópico exclusivo para as bandas mais bizarras do Metal Archives. Contratamos uma equipe de arqueólogos virtuais para trazer a verdade aos nossos leitores. 
Trocadilhos a parte, existiu sim uma ótima comunidade no Orkut sobre a página e o tópico sobre bandas bizarras era um dos mais divertidos. Vamos apresentar algumas delas:

Ninja Magic - ninjas e metal.
The Rocking Dildos - Blackened Punk Rock.
Aggressive Agricultor - quem disse que trabalhar uma fazendo não pode ser muito Metal?
Cookie Mongoloid - sempre suspeitei do Cookie Monster mesmo...
Tenebrum Infectus - letras sobre sexo com porcos.
Bralalalala - Metal contra a homofobia...
Execution - Pokemon goes metal.
Dark Faith - possivelimente a pior foto da história de uma banda de Black Metal.
Blasting Blood - Gore cristão.
|||_-_||| - como pronunciar o nome dessa banda?
Eardelete - o guitarrista é ninguém menos que o Robocop.
Ass Goblins - banda de Death Metal que fala sobre pizza.
Anal Penis - vejam os pseudônimos dos integrantes.
Paracoccidioidomicosisproctitissarcomucosis - a banda com o maior nome no MA.
 

E você? Já achou alguma banda bizarra no MA? Poste aí nos comentários!
A Encyclopaedia Metallum tornou-se ponto obrigatório para qualquer fã de música pesada. Você pode cadastrar a sua banda também por lá. Aliás, deve cadastrar! Acreditem, muita gente usa o site como ponto de partida para conhecer várias bandas. O site já tem 236.130 usuários cadastrados e o número cresce cada vez mais. Certamente, a maior referência sobre Metal na internet hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário