I’m the coming of a new age: Nasce o Strapping Young Lad
Logo após o estranho desfecho do IR8, a gravadora Century Media ofereceu a Devin um contrato para lançar 5 álbuns de metal extremo. Devin, que na época tentava buscar uma certa estabilidade dentro do meio musical, acabou aceitando. Mal espera os inúmeros problemas que isso lhe traria ao longo dos próximos anos. Outro fator que influenciou muito a sua decisão foi o Fear Factory: Devin havia assistido um de seus shows e pensou consigo mesmo que era aquele o tipo de som que gostaria de fazer, só que mais pesado.
Preocupado
em lançar rápido o material do primeiro álbum, Devin lança o
álbum “Heavy As A Really Heavy Thing” sob o nome de Strapping
Young Lad, em 1995. Como o próprio título sugere, um belo
trocadilho a respeito do pedido que foi feito pela gravadora. Mas nem
o trocadilho e muito menos a música viriam a salvar o fracasso que
foi esse álbum. O próprio Devin diz que esse álbum se trata de uma
série de demos mal gravadas que a gravadora decidiu lançar as
pressas. E ainda completou falando que o álbum tinha apenas duas
músicas boas, “SYL” e “In The Rainy Seasson”, as únicas
músicas desse álbum que o Strapping Young Lad viria a tocar ao vivo anos depois.
Independente
de ter sido um fracasso de vendas e de ser relegado pelo próprio
criador, esse álbum acabou recebendo um certo status cult ao longo
dos anos. Além das duas canções citadas por Devin, temos outras
boas composições, como “Cod Metal King”, “Critic” e “The
Filler (Sweet City Jesus)”. São músicas que não devem em nada
para o resto da discografia do Strapping Young Lad e que são
exatamente aquilo que a banda continuaria a fazer até o fim de sua
existência, ou seja, um mistura entre death, thrash e industrial.
Interessante destacar também a cômica “Satan’s Ice Cream
Truck”, fazendo questão de mostrar desde o início que o negócio
do Strapping Young Lad é o humor negro. Enfim, “Heavy As A Really
Heavy Thing” pode ser considerado como uma síntese de tudo aquilo
que Devin faria daqui pra frente. Não é uma obra-prima, mas é um
marco. Ao ouvir Devin cantar o refrão de “SYL” você vai
entender do que esse álbum se trata: “I’m the coming of a new
age”...
A seguir, uma rara gravação do Strapping Young Lad em 1995:
A seguir, uma rara gravação do Strapping Young Lad em 1995:
Importante
destacar também que “Heavy As A Really Heavy Thing” foi gravado
em grande parte por Devin sozinho, em parceria com alguns amigos que
gravaram outros instrumentos. O Strapping Young Lad viria a se
estabilizar como uma banda propriamente dita ao momento em que teve
sua formação definitiva estabilizada (em 1996) com: Devin Towsend
(vocal e guitarra), Jed Simon (guitarra), Byron Stroud (baixo) e o
lendário ex-baterista da banda Death, Gene Hoglan. Periodicamente
era chamado algum tecladista convidado para as apresentações ao
vivo.
O álbum seguinte do
Strapping Young Lad só seria lançado dois anos depois, mas enquanto
isso, Devin começaria a dar seus primeiros passos fora da banda. Em
1996, Devin gravaria um projeto chamado Punky Brüster, um projeto
que misturava death metal, punk rock e humor. Trata-se de um álbum
de baixo orçamento, chamado “Cooked On Phonics”, que em seus 57
minutos de duração conta uma história incrivelmente hilária de
uma banda de death metal que decidiu tocar punk rock e ganhou um
grammy. As músicas são intercaladas por narrações de Devin e
outras vinhetas que fazem o ouvinte entender a história pouco usual
dessa banda.
Ainda em 1996, Devin
formaria seu projeto de prog metal, o Ocean Machine. Essa banda
também viria a lançar apenas um álbum, “Biomech”, em 1997. Mas
aqui já temos uma noção melhor da direção que Devin tomaria ao
longo de sua carreira solo alguns anos mais tarde. O álbum é
repleto de faixas de extremo bom gosto, como “Seventh Wave” (uma
música repleta de variações e riffs muito bem trabalhados) e
“Life” (mais acessível e composta com belíssimas melodias).
Pode-se dizer que esse foi o primeiro álbum com a cara de Devin
Townsend mesmo, o primeiro onde ele expressou o que realmente
pretendia seguir tocando pelo resto de sua vida.
Ironicamente, foi
graças a esse álbum que foi o primeiro passo para seus trabalhos
solos, que surgiu o álbum, que para muitos, é definitivo em sua
carreira: “City”. Quando viajou para Los Angeles com o intuito de
gravar o Ocean Machine, Devin teve a ideia de compor um álbum que
serviria de trilha sonora para todo o caos urbano das grandes
metrópoles, e é esse o conceito original de “City”, um álbum
absurdamente caótico e brutal.
Esse álbum já foi
debatido aqui no blog na sessãos Albums You Must Listen To,
realmente recomendo aos leitores buscarem conhecer esse grande
trabalho de Devin, possivelmente seu maior clássico. “City”
também marca a estréia da formação que permaneceria até o fim do
Strapping Young Lad. Logo após seu lançamento, a banda seguiu em
turnê de divulgação, ainda por lugares pequenos devido ao fato da
banda ser desconhecida ainda na época. Como podemos conferir a seguir em outro vídeo raro da banda...
Mais tarde, Devin gravaria seu primeiro álbum solo de fato e o Strapping Young Lad ficaria um certo tempo inativo...
Mais tarde, Devin gravaria seu primeiro álbum solo de fato e o Strapping Young Lad ficaria um certo tempo inativo...
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