Albums You Must Listen To #2

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Unexpect - In A Flesh Aquarium (2006)






Mais uma banda canadense. Aliás esses canadenses me surpreendem cada vez mais. Alguém pensou em The Agonist? Mas não é o The Agonist. Ao menos não hoje. Até porque é outra banda que curto muito, então logo logo estarão aqui também. Estou falando de Unexpect, uma banda MUITO desconhecida de Avant-Garde Metal. Aliás esse gênero também é desconhecido, então dando uma explicação rápida, é a maneira que os críticos acharam para chamar coisas que são estranhas demais para se encaixar em apenas um ou dois subgêneros do Metal. 



As primeiras vezes que escutei Unexpect eu imaginei que aquilo seria o que Danny Elfman faria se um dia estivesse compondo com uma banda de metal extremo. Para quem não sabe, Elfman é aquele carinha que compõem todas as trilhas sonoras inesquecíveis dos filmes do mestre Tim Burton. Mas enfim, como eu dizia eu achava. Até porque uns tempos depois conheci o Diablo Swing Orchestra (aquilo sim é Danny Elfman versão metal, mistura de dark cabaret com metal) e vi também que o som do Unexpect está muito além disso. O Unexpect faz um metal extremo repleto de variações e influências diversas. Escutando de uma maneira superficial, encontramos influências de Death, Black e Doom. Mas o diferencial está em outro ponto: a estrutura de suas músicas é totalmente única. Fica mais fácil explicar para quem tem uma noção de teoria musical: compassos incrivelmente bizarros (raro encontrar um simples 4/4, boa parte do tempo alterna entre 7/8, 8/5, 12/8, só para citar alguns), arranjos atonais, variações de tempo em diversos momentos e vários outros elementos que
fazem sua música única. É gritante a influência de música erudita contemporânea.
Lógico que eles não vão a fundo mesmo nesse tipo de sonoridade, mas é grande a
impressão de que estamos lidando com músicos que realmente sabem o que estão
fazendo. Outros detalhes interessantes: a banda tem 3 vocalistas, uma mulher e dois homens (que também tocam guitarra); faz parte de sua formação também um violinista; o baixista da banda, ChaotH, é creditado por ser o primeiro no mundo a usar um contrabaixo de 11 cordas. Para quem toca algum tipo de instrumento ou estuda composição, esse álbum deveria ser obrigatório.

Faixas de destaque: “Desert Urbania”, “Chromatic Chimera” e “Psychic Jugglers”.

Desert Urbania:



Chromatic Chimera:


Nenhum comentário:

Postar um comentário