Devin Townsend Project

quarta-feira, 19 de setembro de 2012




Em 2009, Devin anuncia que estaria retornando com um novo projeto chamado Devin Townsend Project. A idéia era gravar 4 álbuns, cada um com uma sonoridade totalmente diferente um do outro. Entre 2007 e 2008 ele havia composto cerca de 60 músicas, e a melhor maneira que encontrou para fazer lançar esse material foi dividindo ele de acordo com o gênero que cada um abordava. Temos então: "Ki" (um álbum mais atmosférico e tenso), "Addicted" (mais acessível e moderno), "Deconstruction" (incrivelmente pesado e épico, gravado com uma orquestra) e "Ghost" (um álbum com influências de new age).
Logo após o lançamento dos dois primeiros álbuns, Devin voltaria a se apresentar depois de quase 4 anos longe dos palcos.


Ki

Primeiro dos quatro álbuns lançados. “Ki” é um álbum totalmente único, algo que dificilmente se escuta por aí em trabalhos de outras bandas. Trata-se de um álbum mais calmo e leve, com influências de rock psicodélico, jazz, progressivo e ainda assim soando bem atmosférico. É bem difícil tentar descrever esse álbum em palavras. Quase todo o álbum possui um clima de tensão bem interessante, mesmo em canções mais calmas, como “Disruptr” ou “Heaven Send”. No geral, as canções variam entre linhas de guitarras mais limpas com outras partes mais pesadas. Certamente é mais um álbum bem pessoal de Devin e mais uma obra obrigatória de sua discografia. Tecnicamente falando, o álbum também é dotado de ótimas composições, como a faixa-título, “Gato” ou “Ain't Never Gonna Win”. Um álbum muito recomendado para quem busca conhecer algo totalmente diferente do que estamos acostumados a escutar por aí.



Addicted

“Addicted”, que foi lançado no final de 2009, nos leva a uma viagem com uma sonoridade muito variada que passa por diversos estilos. Ele começa com a faixa título, que é seguida por “Universe In A Ball”. São duas músicas bem pesadas que até lembram alguns trabalhos antigos de Devin e um pouco de Strapping. Mas logo o álbum toma um novo direcionamento com a faixa “Bend It Like Bender”, cuja única maneira de descrevê-la é como um “heavy metal dançante”. Sim, é isso mesmo! Aliás, é partir dessa faixa que surge a convidada especial do álbum, Anneke van Giersbergen (ex-The Gathering), que dá um toque especial as canções. Outros destaques são faixas como a energética “Resolve”, a belíssima balada “In-Ah” e a tranquila “The Way Home”. Temos também uma regravação de uma canção do “Ziltoid”, em que Anneke recria os vocais de “Hyperdrive”. O álbum fecha com “Numbered” e “Awake”, duas canções maravilhosas que alternam entre momentos de peso e melodias muito bem trabalhadas. Eu diria que esse álbum é recomendado até mesmo para quem não curte muitas coisas pesadas, pois ele tem essa abordagem bem pop do começo ao fim. Outro ponto alto do álbum é fato dele conter diversas camadas sonoras, um trabalho excelente de Devin Townsend como produtor, fazendo com que o álbum soe ainda melhor escutando ele com fones.



Deconstruction

Se “Ziltoid” foi a obra máxima de Devin na época de seu lançamento, então em “Deconstruction” ele levou suas composições a um nível ainda mais alto. Esse é o álbum mais pesado dos quatro anunciados por Devin, e foi lançado em 2011 junto de seu sucessor, “Ghost”. Aqui temos um trabalho realmente muito pesado e brutal, fazendo com que o Strapping Young Lad pareça som para crianças. O álbum conta a história de um sujeito que está tentando entender questões existenciais e no final das contas ele acaba chegando a conclusões através de um hamburguer. Além disso, “Deconstruction” foi gravado também com uma orquestra sinfônica e um coral. Sendo assim, temos faixas absurdamente épicas, como “Stand”, “Planet Of The Apes” e “The Mighty Masturbator”. Essa última, por sinal, talvez seja a melhor do álbum com elementos de country music, um trecho de música eletrônica e seu fim apoteótico com música circense (tudo isso em 16 minutos de música). É difícil apontar destaques nesse álbum, todo ele é fantástico com suas músicas incrivelmente pesadas, técnicas e épicas. Certamente, o melhor trabalho do Devin Townsend Project até o momento e um dos 3 melhores trabalhos já lançados por ele.



Ghost

Esse álbum é totalmente o oposto de seu anterior. “Ghost” é um álbum que mistura elementos de atmospheric e new age. É com certeza o álbum mais calmo que Devin já compôs até hoje, pois ele não possui um momento sequer de peso em mais uma hora de música. Inicialmente, ele deveria ser um álbum duplo, e Devin até compartilhou em seu twitter uma faixa chamada “Drench”, que acabou não entrando para o álbum. Mas no final das contas, o segundo álbum acabou sendo deixado de lado e talvez “Ghost 2” jamais veja a luz do dia. Esse é o tipo de álbum perfeito para relaxar, com um clima agradável e tranquilo ao longo de sua audição. Faixas como “Kawaii”, “Feather” e a própria faixa-título são bons exemplos disso. Altamente recomendado para quem gostaria de conhecer esse lado pouco explorado de Devin.



A repercussão dos álbuns

No início de 2010, o Devin Townsend Project saiu em turnê pela América do Norte ao lado de Between The Buried And Me e Cynic. Foi a primeira vez que Devin esteve em um palco desde o fim do Strapping Young Lad. Após essa primeira turnê, Devin embarcou para Europa, onde esteve presente em diversos festivais importantes entre 2010 e 2011, como o Bloodstock Open Air, Download Festival, Tuska Open Air e vários outros.
Os álbuns tiveram uma recepção excelente entre os fãs e a crítica, marcando o retorno definitivo de Devin Townsend. Para celebrar isso, foram realizados 4 shows em Londres onde todos os álbuns foram inteiramente executados, um por noite. Esses shows ocorreram em novembro de 2011 e recentemente foram lançados em um box chamado “By A Thread – Live In London 2011”. Completando também essa fase de sua carreira, Devin lançou no final de 2011 o box “Contain Us”, contendo todos os b-sides, demos e músicas que ficaram de fora dos 4 álbuns. Uma peça de colecionador para fãs de Devin.





Então pessoal, essa foi a última parte do nosso especial Devin Townsend. Espero que tenham gostado, tanto quem já conhecia o trabalho dele e mesmo se alguém não conhecia e acabou interessando-se um pouco mais com essa biografia dele. Como esse post ficou separado dos outros, quem quiser conferir as partes anteriores basta procurar logo abaixo a tag "devin bio", com todos os posts do nosso especial. Quem sabe em breve fazemos mais algum especial com outra banda. Qualquer sugestão podem mandar pela nossa página no facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário