Álbum solo de Steve Harris desapontou?

segunda-feira, 24 de setembro de 2012



Infelizmente, o primeiro álbum solo de Steve Harris deixou muito a desejar. Sejamos francos, "British Lion" não é nada mais que mediano. O que, de certa forma, não chega a ser uma surpresa. E antes que alguém venha critirar todos os meus comentários a respeito desse trabalho, já adianto que isso é apenas uma opinião pessoal deste que vos escreve. Escutei o álbum com muita atenção diversas vezes antes de ter certeza que essa seria minha opinião pessoal. 
Um fator importante para uma avaliação desse álbum é a questão de que o artista em questão faz parte de um panteão de deuses da música pesada. Mas, convenhamos, nenhum música deve ser sempre supervalorizado. Todos eles cometem erros ao longo da carreira e lançam obras de gosto duvidoso. O próprio Maiden tem seus trabalhos rejeitados pela maioria dos fãs, e digo isso mesmo afirmando que essa banda sempre foi a minha favorita de todos os tempos.
No geral, o álbum possui uma sonoridade voltada para o Hard Rock dos anos 70, com uma ou outra faixa que nos remete a coisas mais novas. O único problema é que o álbum inteiro possui faixas muito fracas que não crescem no ouvinte. Os riffs são pouco inspirados e nada criativos, o vocal de Richard Taylor é fraquíssimo e pra piorar a mixagem do álbum em nada ajuda. Ok, nós sabemos que é um álbum solo do Steve Harris, mas pra que colocar o baixo tão alto?
Mas é óbvio que algumas coisas também chamam a atenção de forma positiva. O riff da baixa de abertura, "This Is My God", é realmente bacana, pena que o vocal fraco de Taylor acaba com a música. Canções como "The Chosen Ones" e "Judas" (possivelmente a melhor do álbum) realmente agradam numa primeira audição. Mas ainda assim, são músicas que demoram para crescer no ouvinte. Não por serem muito complexas, pelo contrário, são demasiadamente simples e ao final você fica com a impressão de que já ouviu tudo isso antes, não oferecendo aquele efeito impactante que te faz querer seguir escutando uma banda. 


Eu gostaria de fazer um comentário em especial a respeito da faixa "Eyes Of The Young". Não é uma música ruim, acho que ela resume bem a idéia que o álbum passa. Ela tem uma sonoridade que nos remete diretamente aos anos 70, assim como deveria ter sido lançada nessa época, onde provavelmente tornaria-se um grande hit. Mas não, o ano é 2012 e nada disso mais impressiona. Com direito até mesmo a "ôooo" no meio da música com o fraco vocal de Taylor. Já vi bêbados no Bambus cantando melhor que esse cara. Mas o pior de tudo: porra, Steve! Coro de "ôooo", em 1986, com "Heaven Can Wait" foi ótimo, mas estamos em 2012! Não precisa repetir algo parecido 26 anos depois! Fora o outro mótivo mais do que lógico de que na música de 1986 era um vocalista infinitamente superior e outros fatores que nem vou perder meu tempo falando.
O álbum fecha com a canção "The Lesson", e pra quem acha que Steve Harris não poderia gravar nada pior do que a canção "Como Estais Amigo", escutem essa música então. A canção citada do "Virtual XI" foi escrita na verdade por Blaze Bayley e Janick Gers, mas não podemos deixar de culpar também o Mr. Harris por aprovar uma aberração sonora desse porte num álbum do Maiden. Resumindo: escutem "The Lesson" e logo depois sintam muita falta da era Blaze.
Minha opinião final: o álbum não passa de mediano e é isso. Mas, pra ser sincero, eu realmente não esperava algo genial nesse álbum. Como eu disse, essa é a minha opinião. E você, o que achou de "British Lion"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário