Rede Globo Shit Collection

sábado, 15 de setembro de 2012



Não é novidade para ninguém que a elite da mídia brasileira sempre abordou assuntos relacionados ao Metal de uma forma totalmente equivocada. É até impressionante que jornalistas supostamente preparados para as mais diveras pautas não pesquisem um pouco mais quando recebem a difícil tarefa de cobrir eventos do gênero. Ainda nos anos 80 até poderia haver a desculpa de falta de informação, mas em pleno século 21 isso é inadmissível. Mas como qualquer ser pensante fã desse gênero não leva essas reportagens a sério mesmo, geralmente essas matérias acabam gerando inúmeras pérolas para quem entende do assunto. 

Nesse post vamos abordar alguns dos mais famosos epic fails da Rede Globo ao longo das últimas décadas. Alguns engraçados e outros nem tanto, como no caso dos polêmicos comentários de Arnaldo Jabor a respeito da morte de Dimebag Darrel, em 2004.



Iron Maiden em Manaus (2009)
Esse é provavalmente um dos fails mais recentes da Rede Globo em uma matéria sobre o gênero. Em uma cobertura sobre o show do Iron Maiden em Manaus, durante a Somewhere Back In Time Tour, a jornalista Mariana Gross decide mostrar o camarim da banda e acaba soltando essa brilhante pérola que vocês podem conferir a seguir.


Morte de Dimebag Darrel (2004)
Com certeza, a mais polêmica de todas. A história todo mundo já conhece: Dimebag Darrel assassinado por um idiota que disparou 4 tiros contra ele. O fato foi noticiado pela Rede Globo de uma forma que condenava a atitude generalizando todos os fãs de Metal como pessoas que fazem apologia à violência. Não bastasse a matéria ridícula que ainda citava filmes e games como outros culpados pela violência juvenil, Arnaldo Jabor ainda fez seus comentários totalmente desnecessários. 

Rock In Rio II - Noite do Metal (1991)
Matéria sobre a noite do Metal na segunda edição do Rock In Rio. Aqui, na verdade, temos dois momentos realmente engraçados. Primeiro, podemos conferir Lobão saindo do palco após vaias e objetos jogados no músico. Logo depois, cenas da apresetanção do Megadeth com um comentário realmente dúvidoso: "são chamados de terremoto, furacão e avalanche"... WTF! Ãhm?! Do que eles estão falando? A matéria ainda conta com cenas de shows do Sepultura, Queensrÿche, Judas Priest e Guns N' Roses.

Rock In Rio I (1985)
Se hoje em dia, num mundo em que todos tem acesso a qualquer informação, a Globo ainda comete gafes, imagine como era na época do primeiro Rock In Rio, quando o acesso às informações sobre as bandas era muito limitado. O que temos aqui é uma coleção de pérolas que a ocasião proporcionou. 
Vamos começar por uma das melhores: a excelentíssima Glória Maria tentando entrevistar um bem humorado Freddie Mercury. E olha que ele realmente deveria estar de bom humor MESMO, Freddie teve muita paciência com a então inexperiente repórter.


Essa próxima matéria mostra o público da noite em que se apresentaram AC/DC, Scorpions, Ozzy Osbourne e Whitesnake. Na verdade, foi graças a essa e outras matérias que o público brasileiro passou a ser chamado de "metaleiros". O interessante é notar a dificuldade da âncora do jornal em pronunciar o nome do AC/DC. Além do mais, dá uma boa idéia de como era o público na época. Detalhe para o sujeito que em janeiro de 85 usava uma camiseta do Slayer no Brasil. Tr00!


Ozzy Osbourne não comeu morcegos, mas teve muita careta...


Pra fechar com chave de ouro, minha pérola favorita da Rede Globo. Não tem muito o que falar disso, apenas assistam o começo do vídeo. Primeiro, temos uma entrevista com o vocalista Bryan Dickinson (sim, foi desse jeito que chamaram ele) que estava no hotel com algumas "amigas". Logo mais, o narrador da Sessão da Tarde anuncia o satânico Iron Maiden com a participação muito bem humorada de Eddie, o monstro. Aviso: assistir esse vídeo pode causar reações extremas de euforia ou raiva.


Essas são apenas algumas das maiores besteiras que a Rede Globo já comentou sobre o Metal e Rock. Com certeza, devem existir muitas outras perdidas por aí. É lógico também que não dá para levar tudo isso a sério, a Globo sempre vai ser esse tipo de veículo alienador que aborda notícias de forma totalmente superficial. Isso, infelizmente, nunca vai mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário