Rotting Christ: Entrevista com Sakis

terça-feira, 15 de janeiro de 2013


Conforme informado anteriormente, Sakis do Rotting Christ nos concedeu uma entrevista. Sempre gente boa, se propôs a nos responder praticamente de forma imediata. Confira abaixo a entrevista na integra:

ATM - Rotting Christ lançara um novo álbum este ano, intitulado: "True to His Own Spirit" (Nome em inglês, sendo o real: "Κατά τον δαίμονα εαυτού"). O que podemos esperar do som nesta nova obra de arte? Todos nós sabemos que existe uma evolução em cada lançamento desde o incio até hoje.
Sakis - Fiéis a nossas idéias de nos evoluir álbum por álbum e dar o melhor de nós para os ouvintes. Eu sinto que nós criamos o nosso lançamento mais sombrio desde sempre. Um álbum que inclui 11 novas faixas  elevados ao nosso melhor e em minha opinião nosso álbum de melhor qualidade. Como você disse uma obra de arte. Se um número de pessoas fizerem o mesmo então eu sentirei que criei algo bom e ofereci algo que vale a pena tirar uma hora do seu tempo para escutá-lo.

In Yumen / Xibalba


ATM - Como sempre as letras são tão importantes quanto o som, nesse novo lançamento teremos as letras focadas em algo? Eu lhe pergunto, pois o nome do álbum e o nome das faixas não estão em inglês, tornando um pouco misteriosas o significado destes.
Sakis - Sim, era isso que eu queria. Fazer com que vocês procurem. Sim, sem títulos em inglês, mas você sabe que há várias outras linguagens mundo a fora e especialmente linguagens antigas que criam uma atmosfera mais secreta. "Κατά τον δαίμονα εαυτού" é uma viagem, uma jornada no conhecimento da civilização antiga adentrando o ocultismo que emerge do lado negro de cada um de nós. Há referencias a essas civilizações como os Incas, Maias e também há referências aos mitos dos Gregos e Eslávico, línguas antigas que podem ser ouvidas aqui e ali e que com isso finalizam um quebra-cabeça multi cultural que caracteriza este álbum a o torna diferente dos anteriores. Este foi o estado emocional que me levou a esta novo álbum.

ATM - Olhando a carreira que o Rotting Christ possui, é possível dizer que vocês estão onde deveriam estar? Eu digo, são mais de duas décadas trazendo o caos para este mundo e alguns bandas não conseguem o reconhecimento que merecem através dos anos, especialmente quando tocam música extrema.
Sakis - Rotting Christ é guiado pelo lema e pelas ideia do "FAÇA VOCÊ MESMO". Não se esquecer de onde viemos, de uma era onde o lema era a ideia e o espirito. Isto não quer dizer que nunca mais nos envolver com gerentes ou promotores puxa-saco que farão de tudo para fazer a sua banda conhecida. Tudo que nós nos baseamos é o nosso poder, logo essa é a razão de nunca sermos a banda de BLACK METAL mais popular ou qualquer coisa que o mundo chame de "SUCEDIDO". Realmente eu não me importo muito com isto. Eu sigo meu próprio mundo e se minha música se torne popular eu nunca vou lamber bundas por isso. Meu amigo, quando eu iniciei essa banda em 1988 Eu nunca esperava que um dia eu iria celebrar um show de número 1000! Acredite eu me sinto grandioso e acho que tenho mais do que eu merecia.

Demonon Vrosis

ATM - Sobre influências, quais as maiores influências para o som do Rotting Christ? E existe alguma banda com o qual vocês gostariam de realizar uma turnê, que seja uma influência direta ou não para a banda?
Sakis - Nós tivemos grandes momentos com muitas bandas que é difícil escolher uma só. Muitos fans pela estrada. Agora, falando nossas influências, eu costumava ser influenciado pelos meus ídolos como BATHORY, CELTIC FROST, estes claros eras atrás. Mas, o tempo vai passando e eu não saberia lhe dizer se ainda sou influenciado por eles. Eu sigo meu instinto que é influenciado por qualquer coisa negra ou secreta que ocorre ao redor do mundo. Esta é a minha razão para criar música. Se eu estivesse feliz em minha vida eu não pensaria que pudesse criar música. Criações interessantes precisam de dor.

ATM - Rotting Christ fará alguns shows no Brasil. O que podemos esperar? O mesmo e velha Rotting Christ de sempre no palco?
Sakis - E muito mais. Nós iremos fazer o nosso melhor para levá-los ao lado mais negro da vida. E isso é uma promessa!

Enuma Elish


ATM - Sakis, se possível liste os melhores lançamentos do último e me diga, o que você anda ouvindo ultimamente?
Sakis - O que ando ouvindo últimamente? Estou ouvindo rituais!
Kreator - Phantom Antichrist
Saint Virys - Lillie F-65
Satan's Wrath - Gallooping Blasphemy
Asphyx - Deathammer
Enslaved - RIITIIR


Rotting Christ irá realizar shows no Brasil, conforme agenda abaixo:
08/03/13 - Rotting Christ (Natal - RN)
14/03/13 - Rotting Christ: (Joinville - SC)
15/03/13 - Rotting Christ (Santo André - SP)
17/03/13 - Rotting Christ (Porto Alegre - RS)