A Fine Day to Die: Thy Light

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


Conforme informado, toda quinta-feira existirá a coluna "A Fine Day To Die", que tenta ressaltar estilos do Black Metal pouco conhecidos, como o "Depressive", "Suicidal" e "Melancholic". Antes de apresentar a banda propriamente dita, será explanado um pouco o que seria esses subgêneros e do porque são conhecidos por tais nomenclaturas.


Austere - To Lay Like Old Ashes


"Depressive / Suicidal / Melancholic Black Metal"
Os subgêneros apresentados acima, nada mais é do que o puro Black Metal em sua virtude mais crua e ríspida. A sonoridade se assemelha ao que bandas antigas realizam, como Darkthrone, Judas Iscariot, Mayhem e outros, ou seja, sem se preocupar em ser polidos, límpidos e cristalino. Em virtude do objetivo da música, ser melancólica, triste e depressiva em muito é equiparado ao "Dark Ambient", estilo que retrata um som mais sombrio e conturbado (em sua maioria instrumentais, também). Os vocais são um pouco diferente do Black Metal tradicional, sendo possível muitas vezes apenas identificar gritos de desespero ou até mesmo choro. Basicamente, o subgênero tenta retratar a angústia, dor e sofrimento  transmitido pela vinha de vocal e instrumental. Muitos acreditam que o som permita que pessoas tomem a coragem necessário para o ato de suicido ou auto-mutilação.

Nocturnal Depression - Anthems to Self-Destruction


Thy Light
A banda ou projeto de um homem só. Thy Light é oriunda de Limeira, São Paulo e pratica o que conhecemos como "Depressive Black Metal", e fora originada em 2007. Infelizmente a banda possui um único registro intitulado Suici.De.pression, uma bela junção da palavra Suicide (Suicídio) com Depression (Depressão). Nesta única demo, existem 5 (cinco) faixas que permitem ao ouvinte experimentar o gosto amargo do som, especialmente na sua introdução bem elaborada que transpassa no inicio absolutamente nada, para depois pairar no climax e então, terminar assim como iniciou. Porém, cada um pode ter a sua própria percepção, uma vez que depende do gosto pessoal. As letras, confesso que não são bem elaborados, não existem muitas linhas escritas, porém atingem o propósito mais do que merecidamente. 

Outro ponto a ser posto a favor, são as durações de cada faixa contando com mais de 7 minutos cada uma, com exceção da abertura e chegando aos 13 minutos em sua última música. Nenhum instrumento fica de fora, ou não passa despercebido pelo ouvinte, logo ressaltamos que, essa demo se encontra um pouco mais polida do que se é praticado no estilo, mas nada que abdique o ouvinte a se entusiasmar e entender o que a banda oferece como um todo. Ao final do play você fica com aquela sensação de olhar seu pulso e estar em dúvida se deveria ou não correr sangue ao chão.

A banda é composta por Paolo Bruno (Desdominus) responsável por todo o instrumental e vozes, e Alex Withfinder (Abske Finders) responsável pelas letras.

Thy Light, Suici.De.Pression, 2007 - Ruin Records:
1. Suici.De.Pression (Introduction to My End) [03:47]
2. In My Last Mourning... [11:00]
3. A Crawling Worm in a World of Lies [07:00]
4. I am the Bitter Taste of Gall [10:44]
5. ...and I Finally Reach My End [13:00]
Total: [45:31]

Thy Light - Suici.De.Pression (Introduction to my End)

Thy Light - In My Last Morning

Thy Light - A Crawling Worms in a World of Lies

Thy Light - I am the Bitter Taste of Gaal

Thy Light - ...And I Finally Reach my End

Nenhum comentário:

Postar um comentário