Review de Show: The Winery Dogs em Porto Alegre (28/07/2013)

sexta-feira, 2 de agosto de 2013



Na noite de domingo (28/7), a capital gaúcha recebeu The Winery Dogs em seu último show no Brasil. O power trio formado em 2012 conta com Mike Portnoy (Dream Theater, Adrenaline Mob) na bateria, Billy Sheehan (Mr. Big, David Lee Roth, UFO) no baixo e Richie Kotzen (Poison, Mr. Big) nos vocais e na guitarra, e lançou seu primeiro álbum, de título homônimo, em maio no Japão pela Victor Entertainment e em julho nos Estados Unidos pela Loud & Proud Records.

O show promovido pela produtora Free Pass e sediado pelo Bar Opinião teve seu início pontualmente às 21h, com um palco com decoração simples e uma bateria bastante modesta para um músico como Mike Portnoy. Abrir a setlist com a canção "Elevate" foi uma escolha de mestre, pois além de ser uma das faixas mais conhecidas pelo público, possui a força e a velocidade certa para mostrar a todos que o show começou.

A sequência continuou ininterrupta com "Criminal" e "We Are One", antes que Kotzen cumprimentasse o público que cantava as músicas que sequer foram lançadas no Brasil. A grande aposta do trio no concerto de Porto Alegre foram as medley entre as músicas, iniciando com "One More Time" unida à "Time Machine", faixa exclusiva da versão americana do álbum. Após cumprimentar o público, a banda seguiu para mais um medley da balada "Damaged" com "Six Feet Deeper".

Billy e Richie deixaram o palco momentaneamente para o solo de bateria de Portnoy. Para aqueles que já haviam visto sua performance nos tempos áureos do Dream Theater, provavelmente não se impressionou muito com o que foi mostrado em The Winery Dogs. Ao contrário da bateria gigantesca que ele costumava usar há uns anos, nessa turnê Mike optou por um instrumento bastante reduzido, o que acabou por limitar suas mais do que conhecidas habilidades com as baquetas.

E, logicamente, o próprio Portnoy sabia que não poderia fazer algo no nível do que foi apresentado no DVD Constant Motion (os fãs de Dream Theater jamais esquecerão esse solo...) em uma bateria tão pequena. Ele se levantou e começou a batucar o ar, enquanto sinalizava para a audiência que não havia pratos e tambores suficientes ali para ele. Do backstage, atiram para Mike um boneco de si mesmo que o baterista ganhou de um fã pouco antes do show começar. Sem pensar duas vezes, Portnoy o usa como baqueta durante o restante do solo, arrancando risadas do público antes de jogá-lo de volta ao backstage e o show seguir seu rumo.

A canção "The Other Side" foi seguida de um virtuosíssimo solo de baixo de Billy Sheehan. Ao contrário do solo de Portnoy, o momento só de Sheehan no palco foi consideravelmente longo, fazendo uso de técnicas como two-hands e tapping até se estender aos acordes do início da balada "You Saved Me", que seria tocada a seguir. Em "Not Hopeless", Richie e Billy fazem um duelo de cavalheiros com seus instrumentos durante a faixa, que se estende até o solo de Kotzen. O guitarrista, assim como Portnoy, não atingiu a mesma maestria de Sheehan em seu solo, porém conseguiu cativar o público com a famosa "Stand", cover de Poison, em uma performance solitária e intimista com apenas violão e voz. Famoso pelo costume de não usar palheta com a guitarra, ao guardar o violão e jogar a palheta para a plateia, brinca: "essa é provavelmente a única que vocês receberão hoje".

Mike e Billy retornam ao palco, mas a ênfase continua a ser Richie, com a canção "You Can't Save Me", de sua carreira solo. Em seguida, um dos momentos mais bonitos do show foi o cover de "Shine", de Mr. Big, com todo o Bar Opinião auxiliando Kotzen nos vocais durante a música. "I'm No Angel" contou com um instrumental prolongado improvisado, que acabou por se tornar um medley com "The Dying". Na balada "Regret", a última canção antes do bis,Richie deixa a guitarra de lado por alguns minutos e se dedica ao teclado.

A banda sai de cena e deixa o público porto-alegrense a gritar pelo seu retorno, e não tarda a Mike Portnoy voltar ao palco: "esta é a nossa última noite no Brasil... E como sempre vocês foram incríveis". Enquanto a banda se posiciona para as últimas músicas da noite, o baterista segue a conversa com a plateia, e deixa claro que, com toda a certeza, passarão  de novo por aqui em sua próxima turnê. The Winery Dogs aposta em mais um cover, "Fooled Around and Fell in Love", do guitarrista Elvin Bishop, antes do finale "Desire", uma das músicas mais famosas da banda, em uma versão com instrumental prolongado.

Às 22h45 minutos, após um show de quase duas horas, o power trio se despedia de uma Porto Alegre extasiada com palavras carinhosas e agradecimentos em português. The Winery Dogs pode ser um projeto recente, porém se antes já havia chamado a atenção pela notoriedade de seus membros, agora conquista fãs pela qualidade de suas músicas. A tendência é, daqui para frente, vermos o número da cabeças na plateia dos shows do The Winery Dogs dobrar nas próximas turnês.

Setlist:
 
1 - Elevate
2 - Criminal
3 - We Are One
4 - One More Time
5 - Time Machine
6 - Damaged
7 - Six Feet Deeper
8 - The Other Side
9 - You Saved Me
10 - Not Hopeless
11 - Stand (Cover de Poison)
12 - You Can't Save Me (Cover de Richie Kotzen)
13 - Shine (Cover de Mr. Big)
14 - I'm No Angel
15 - The Dying
16 - Regret
18 - Fooled Around And Fell In Love (Cover de Elvin Bishop)
19 - Desire

Nenhum comentário:

Postar um comentário