Review de show: Bokada Festival (17/08/2013 - Wong Bar – Pelotas/RS)

sábado, 31 de agosto de 2013


Texto, fotos e vídeos por Paulo Momento

O Wong Bar, atualmente a única casa em Pelotas a dar espaço ao metal, abrigou mais uma edição do Bokada Festival no sábado, 17 de Agosto. Nunca é demais parabenizar a Bokada Produções pelo zelo demonstrado em todos os detalhes dos eventos que organizam. Desde a bebida a preços bem acessíveis, passando pelo tradicional telão com vídeos e pela qualidade da aparelhagem. Mais um festival de respeito, para firmar cada vez mais o nome de Pelotas na cena underground gaúcha e nacional.

A primeira banda a se apresentar foi a Chirriro, de Rio Grande, até então desconhecida por aqui. Tocando um metal alternativo, estilo que particularmente não cai no meu gosto, fez uma apresentação que acabou ficando cansativa pelos longos intervalos entre as músicas, nos quais a banda parecia estar em um ensaio e não num show, pois não se relacionava muito com o público. Mas essa atitude não fez com que o público deixasse de dar o seu apoio à banda, que trouxe uma excursão de Rio Grande para o evento. Contando com duas mulheres em sua formação (baterista e vocalista), com o Marcelo (Escöria e Carnage of Deformed) no baixo, e com um guitarrista competente e de boa presença, a Chirriro tocou um repertório bem pesado e cadenciado, com destaque para as letras em português. Veja o vídeo da música "Dane-se":


A seguir veio a Vetitum, banda já bastante conhecida na cena, que toca um doom/gothic metal e também conta com mulheres em sua formação, com exceção do baixista. Desenterrando músicas antigas e apresentando novas composições, a banda fez um set coeso e impecável, mostrando estar em um excelente momento de sua carreira. A vocalista Daniela Moreira, dona de grande técnica vocal, vem melhorando a cada apresentação no quesito performance de palco. Os backing vocals agressivos da guitarrista Paula Oliveira trazem o contraste perfeito. A cozinha estava inspirada. Formada pela baterista Luísa Branco, dona de grande personalidade e precisão, aliada ao baixista Gustavo Knopp, com sua pegada fortíssima e firme, fizeram desse show um dos melhores shows da Vetitum que pude assistir até hoje. Destaque para a já conhecida "Red Solution", que possui um vídeo oficial, e para a até então inédita "Crystal Illusions". Veja vídeo:


A terceira e última banda a se apresentar foi a portoalegrense Losna. Tocando um thrash metal old school, bem oitentão mesmo, fazia já um tempo que não aportava em palcos pelotenses. Impossível não destacar a performance do baterista Marcelo Índio, pesada, firme e técnica. Mandou muito bem nessa apresentação e a meu ver é o grande responsável pela desenvoltura que a banda tem ao vivo. A baixista e vocalista Fernanda Gomes e a guitarrista e vocalista Débora Gomes completam o power-trio e executam bem suas funções. Soltaram uma série de petardos, um atrás do outro, sem muito papo, só lenha e lenha. Simpatia pode não ser de fato o forte das meninas na linha de frente da Losna, mas atitude metal é o que não falta, a performance compensa e o público respondeu à altura, formando rodas de mosh na pista do Wong. Um problema com o amp da guitarra foi rapidamente resolvido e a banda voltou com mais fúria ainda! O vídeo é do cover do Destruction, "Thrash Till Death", que ficou ótimo, mas a banda também mandou muito bem nas músicas próprias. No final, tiveram que tocar dois bis, pois o público não parava de gritar ‘mais um’!


Hora de ir pra casa, e nem os chatos que ficaram do lado de fora incomodando quem saía conseguiram estragar essa noite! Que venham os próximos eventos! Continuem apoiando e prestigiando a cena e as bandas locais e nacionais. Longa vida ao metal underground!

Confira também a galeria de fotos exclusivas:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário