Postmortem: "Atra Mors" e o show com o Possessed

segunda-feira, 5 de agosto de 2013


A banda Postmortem já está na ativa há quase 10 anos e conseguiu estabelecer seu nome como um dos grandes expoentes do underground gaúcho. Isso para não falar em um âmbito nacional, uma vez que o Death Metal apresentado pelo grupo de Pelotas não fica devendo nada para os principais representantes do gênero no Brasil. Em fevereiro desse ano a banda lançou o EP "Atra Mors", contendo três faixas com muita brutalidade e técnica. Inclusive, uma das faixas do trabalho ("Above All Lies") foi primeiramente divulgada com exclusividade aqui no ATM, quando a banda fez a estreia da nossa seção Southern Extremism.

Atualmente a Postmortem prepara-se para uma das apresentações mais importantes de sua carreira: abrir o show do Possessed em Porto Alegre, no dia 8 de agosto. Abrir para a banda precursora do subgênero é uma grande honra conquistada com méritos pelo ótimo trabalho da banda. O show vai ser realizado no Beco e você ainda pode adquirir ingressos do 2º lote por R$ 70 na Heaven And Hell Rock Store (R. General Vitorino, 140 - Sala 201 - Porto Alegre-RS). CLIQUE AQUI para todos os detalhes sobre o show.


A matéria que apresentamos hoje é algo bem diferente do que estamos acostumados. Ao invés de fazermos um review como tradicionalmente acontece com diversos lançamentos, decidimos convidar a própria banda para falar de "Atra Mors". O guitarrista/vocalista Bruno Añaña e o baterista Douglas Veiga contam como foi o processo de gravação, detalhes sobre as letras e muito mais. A banda ainda conta com Mou Machado (guitarra) e Juliano Pacheco (baixo). E antes de começarmos, apenas um recado: a banda já está finalizando seu próximo EP que está em fase de mixagem.


Sobre a gravação:

"A gravação do EP 'Atra Mors' foi extremamente proveitoso para a banda, primeiro por ser o segundo trabalho oficial de estúdio da banda, outro pelo produtor ser o guitarrista e vocalista Bruno Añaña, que vem trabalhando com bandas locais como Vetitum, Trail Of Sins, Escória, She Hoos Go entre outras. Foi um processo de muita união, esforço e aprendizado de todos da banda e o resultado se reflete na obra, que contentou a todos.
Ao fim da gravação dos três sons, era notório que o material já tinha uma excelente qualidade sonora. Foi nesta etapa que uma parceria para mixagem e masterização foi firmada entre o produtor Felipe Lisciel (RJ) e a Postmortem. Devido à sua metodologia de trabalho mais voltada para o áudio analógico, o EP 'Atra Mors' ganhou uma sonoridade interessantíssima, agradando demais à banda e demais envolvidos no processo."


Faixa-a-faixa de 'Atra Mors':

Above All Lies: 


 "Atra Mors" já abre com toda a brutalidade de "Above All Lies", uma faixa rápida com riffs diretos e vocais agressivos. A bateria tem passagens destruidoras alternando entre blast beats precisos e outras passagens mais técnicas. É impossível não destacar o solo de guitarra da faixa, com uma ótima melodia que encaixou-se na música de uma forma muito criativa.

"A música foi escolhida pelo seu peso do início ao fim e provavelmente de cara, já foi cotada para abrir o EP pelo jeito bruto como começa. Foi a 3ª ou 4ª composição da banda, sendo composta por Bruno, Willian Knuth (ex-vocal) e Douglas Veiga (bateria), este último, responsável pela letra também. O solo de guitarra é um dos favoritos de Bruno que alia uma melodia simples e bem harmonizada com a base. Os vocais são na maior parte do tempo rápidos, talvez a que mais exigiu tecnicamente para ser gravada."

Possession Of Spirit And Flesh: 


A segunda faixa de "Atra Mors" deixa bem claro as influências da Postmortem, com um Death Metal de altíssima qualidade. A canção alterna entre alguns momentos mais rápidos e pesados, para depois levar o ouvinte a uma sonoridade mais cadenciada. Duvido muito que um fã de música extrema escute a faixa e não saia bangueando com o trecho final dela logo na primeira audição.

"Embora já conste na primeira demo da banda 'Out Of Tomb', decidimos incluí-la por acharmos uma excelente composição, talvez uma das mais bem elaboradas, embora o início tenha sido modificado em relação ao primeiro registro. A composição é de Bruno Añaña e Douglas Veiga, letra de Douglas Veiga."


Till Your Last Breath: 


Particularmente, minha favorita do EP. A maior parte da música tem um peso mais arrastado, para depois evoluir até seu final caótico. Tudo em "Till Your Last Breath" encaixa-se perfeitamente bem: guitarras com muito peso; um solo que começa mais melódico para depois ficar mais rápido e enfim terminar com as duas guitarras em conjunto; as melhores linhas de baterias do EP, com muita técnica e agressividade. O trecho final da música é sensacional e vai literalmente violentar seus ouvidos.

"É uma composição mais recente da Postmortem, seu ritmo é bem mais lento mas conta com um final brutal. Composta por Bruno Añaña e Mou Machado, é a primeira música da Postmortem com letra de Bruno Añaña."


Letras:
Above All Lies
Douglas Veiga: "Nessa letra eu falo sobre os dogmas religiosos e como existe gente cega que corre atrás de um ideal vazio. No caso o interlocutor é algo ou alguém, com um espírito de vingança, que vive neste mundo regulado por morais e leis e que quer ter a sua desforra! Ele vai se vingar de quem por anos o aprisonou não podendo se expressar e ter um real livre arbítrio. Tal qual a gente que vive num mundo podre e hipócrita, mas devemos baixar a cabeça para regras sociais manipuladas por quem tem um poder material, criado por eles mesmos, e superlavorizado pela massa ignorante."

Possession of Spirit and Flesh
Douglas Veiga: "Esta eu lembro de ter imaginado algo mais demoníaco e fantástico pra ilustrar o comportamento de pessoas que simplesmente não se encaixam na sociedade, tem algum tipo de maldade enraizada no inconsciente. Imaginei bem como um filme mesmo, gosto de pensar em roteiros pras coisas que escrevo e nessa é algum tipo de filme de terror sobre possessão ou algo não explicado. A tal pessoa sofre de alguma maldição ancentral e todo seu corpo e mente são dominados por um ser que se alimenta das fraquezas carnais e piscológicas do indivíduo. Enquanto isso ele evolui e passa extirpar qualquer traço da personalidade e se torna o líder do corpo em si."

'Till Your Last Breath
Bruno Añaña: "Basicamente trata-se de uma alma penada presa ao mundo dos vivos e que foi morta em virtude da ganância de uma única pessoa. A vontade é puramente de vingança, que será conseguida através da força vinda de outros espíritos mortos pelo mesmo motivo."


Show com o Possessed
"Como músico da Postmortem e como alguém que cresceu ouvindo Seven Churches e Beyond The Gates, será um prazer e uma monstra honra, não só de ver os caras tocando estes sons ao vivo como também de participar da abertura do show deles na capital do meu estado. Espero no mínimo uma noite surreal pra Postmortem e pra todos que forem até o Beco bater cabeça." 
- Bruno Añaña

Nenhum comentário:

Postar um comentário