O Sebastian Bach que talvez você não conheça

quinta-feira, 19 de setembro de 2013



Segunda parte do especial Sebastian Bach no ATM. CLIQUE AQUI para todos os detalhes do show que será realizado em São Leopoldo no dia 21 de setembro.

O canadense Sebastian Philip Bierk, mundialmente conhecido como Sebastian Bach e apelidado como Tião em terras tupiniquins, é muito mais que um mero vocalista de Heavy Metal/Hard Rock. A verdade é que Bach é um verdadeiro artista multimídia que já atuou em diversas áreas além do seu reconhecido trabalho na carreira solo e, principalmente, nos anos à frente do Skid Row. No post passado falamos exclusivamente de sua carreira solo, mas hoje vamos abordar o que ele andou fazendo ao longo dos anos pós-Skid Row fora os ótimos discos que levam o seu nome. Bach participou de reality shows, cantou na Broadway, atuou em séries de TV e realizou participações especiais em outros projetos.

Musicais da Broadway

A carreira do vocalista em produções da Broadway teve início no ano 2000, quando ele recebeu um convite para o papel principal de Jekyll & Hyde. Sua estreia aconteceu em abril daquele ano e foi assinado um contrato até setembro, mas, como a repercussão do musical foi além das expectativas, foi feita uma oferta para estender as performances até 15 de outubro. Após deixar a produção, ele mesmo ajudou seu substituto nos ensaios, David Hasselhoff. Em 2004, Bach ainda voltaria a apresentar-se no musical.

Em 2001, atuou como Riff Raff no The Rocky Horror Show. No mesmo ano ainda teve um dia inteiro de perfomances, no dia 28 de novembro, quando foi realizado em Nova Iorque um concerto beneficente em resposta aos atentados de 11 de setembro. Bach compareceu bem cedo ao concerto, partiu para apresentar-se na Broadway e retornou ao final do evento quando os músicos participantes juntaram-se para uma canção de encerramento.


Outro grande momento de Bach em musicais da Broadway foi quando ele assumiu o papel principal de Jesus Christ Superstar. É isso mesmo, Bach representou Jesus Cristo na produção! Ao seu lado estava o veterano Carl Anderson, imortalizado pelo seu papel como Judas em uma das produções mais conhecidas da Broadway. O próprio Bach afirmou que gostaria de repetir a experiência, mas sua vontade é de que na próxima vez seja possível assumir o papel de Judas.



Aparições na TV

O primeiro trabalho de Sebastian Bach na televisão foi como apresentador de um programa da VH1 chamado Forever Wild, no ano de 2002. O vocalista gostou tanto da experiência frente às câmeras que decidiu arriscar-se em algo maior. Acabou encarando uma proposta para atuar na série Gilmore Girls, televisionada pela rede Warner Bros., da qual participou de 2003 a 2007. Seu personagem chamava-se Gil, guitarrista de uma banda de rock com o nome Hep Alien.


Em 2004, surgiu a oportunidade de participar do seu primeiro reality show, em uma série chamada "I Married..." produzida pela VH1. Em "I Married... Sebastian Bach", foi exibida a convivência do vocalista e sua família em uma casa junto do Tight Five, um projeto formado pelo vocalista no mesmo ano e dissolvido logo após a realização do reality show. O programa ainda contou com a participação especial de Dee Snider, vocalista do Twisted Sister.


Mais um reality show da rede VH1 surgiu em 2006, o Supergroup, em maio daquele ano. O programa consistia em 5 músicos renomados trancados durante 12 dias em uma mansão de Las Vegas para formarem uma banda e compor material próprio. Quem acompanhou Bach na empreitada foram os guitarristas Ted Nugent e Scott Ian (Anthrax), o baixista Evan Seinfeld (Biohazard) e o baterista Jason Bonham (filho da lenda que comandou as baquetas do Led Zeppelin). Juntos formaram uma banda de nome Damnocracy, que acabou não indo além do reality show. Quem assistiu ao programa deve lembrar a cara impagável de Bach quando Seinfeld fotografou um ensaio sensual das então esposas de ambos. Na época, Seinfeld era casado com a atriz pornô Tera Patrick.


Sua participação mais recente em um programa de TV foi em mais um reality show, o Gone Country. O programa era exibido pela rede CMT e Bach foi o ganhador da segunda temporada. O resultado foi o clipe de "Battle With The Bottle", surpreendendo a todos com uma performance de Bach em música country. O vocalista até manifestou a vontade de gravar um disco inteiro nessa linha, o que acabou não rolando até agora. Por incrível que pareça, a música é ótima!



O vocalista ainda gravou sua voz para um episódio de Bob Esponja, "SpongeBob and the Clash of Triton", veiculado na TV norte americana em julho de 2010. O personagem que ganhou a voz de Bach foi Prince Triton, o filho rebelde do King Neptune. 



Outros Projetos Musicais

Bach quase acabou entrando para uma banda que tornou-se mundialmente reconhecida em 2003. Como é de conhecimento geral, o Velvet Revolver fez sua estreia naquele mesmo ano, quando os ex-integrantes do Guns N' Roses Slash e Duff McKagan chamaram Scott Weiland para assumir os vocais, foramando um dos maiores supergrupos da década passada. Mas antes de Weiland aparecer, Bach realizou alguns testes como vocalista da banda. Acabou não ficando com a vaga pois, segundo Slash, o grupo estava soando como um 'Skid Roses'.

É possível escutar sua voz no álbum "An Absence Of Empathy", lançado pela banda Frameshift em abril de 2005. O grupo era liderado por Henning Pauly, que convidou Bach para gravar os vocais após uma indicação de James LaBrie, frontman do Dream Theater. Bach e LaBrie são amigos de longa data. Um ano depois, quando estava abrindo shows da turnê do Guns N' Roses, o vocalista subiu ao palco várias vezes para cantar "My Michelle" com Axl Rose, tanto em shows nos Estados Unidos como em alguns festivais europeus. 

Confira a lista com todas as participações especiais de Bach em canções de outras bandas, incluindo um álbum de uma banda brasileira:

- 1989: Trouble Walkin' – Ace Frehley
- 1989: Dr. Feelgood – Mötley Crüe, backing vocals em "Time for Change"
- 1993: Believe in Me – Duff McKagan, vocalista em "Trouble"
- 2001: Twisted Forever – A Tribute To The Legendary Twisted Sister
- 2003: Sophie – BulletBoys, backing vocals na faixa "Neighborhood"
- 2006: Soundtrack Of A Soul Liberty N' Justice "Another Nail"
- 2008: Heavy Hitters – Michael Schenker Group, vocalista em "I Don't Live Today"
- 2008: Chinese Democracy – Guns N' Roses, backing vocal na canção "Sorry"
- 2010: Siam Shade Tribute – "Don't Tell Lies"
- 2012: Todos Os Meus Passos – Kiara Rocks, backing vocals on "Careless Whisper"
- 2012: Slave to the Empire – T&N, vocals on "Alone Again"






Nenhum comentário:

Postar um comentário