Review de CD: Broken & Burnt - Let The Burning Begin

quinta-feira, 13 de junho de 2013


O Broken & Burnt é uma banda formada em 2011 na cidade de Vitória, Espírito Santo. Lançaram seu primeiro álbum em outubro do ano passado, "Let The Burning Begin", onde apresentam uma sonoridade com base no Groove Metal. São 9 faixas de pura intensidade no debut, brindando o ouvinte com ótimos riffs e melodias que definem o que a própria banda chama de Alcoholic Groove Metal. No geral, personalidade é um dos pontos altos do Broken & Burnt, sendo possível notar até mesmo algumas influências de Thrash e Stoner Metal em suas composições. A formação do grupo conta com Hugo Ali Morelato (guitarra e vocal), César Schroeder (guitarra), Denis Coelho (baixo) e Apache Moons (bateria).

O trabalho abre com "Short-sighted Solution", logo de cara mostrando uma das principais características da banda, que é a exímia habilidade de compor refrãos marcantes, daqueles que grudam em sua mente logo na primeira audição. "Break & Burn" vem na sequência, uma das melhores faixas do álbum, com riffs de muito peso e uma ótima performance de Morelato nos vocais. É outra canção que tem um refrão de fácil assimilação, certamente entoado a plenos pulmões pelos fãs do grupo. A curta "Hatred Song" já começa de forma agressiva e soa bem mais direta que outras canções do álbum. Destaque especial na faixa para o baterista Apache Moons, mandando ver em um blast beat preciso, alternando entre outros momentos com mais groove e viradas bem criativas.

Sabe aquela música que você escuta pela primeira vez e já começa a balançar a cabeça? "The New Me" é assim, com riffs que tem uma ótima levada. É uma canção que evolui gradativamente até a chegada do solo de guitarra, perfeitamente encaixado dentro do contexto da faixa. Logo depois temos "Bleed", particularmente minha favorita do álbum. Seu começo é bem sereno com um trecho acústico, para depois despejar riffs pesadíssimos e muito bem estruturados. "Bleed" possui o melhor trabalho de guitarras do álbum inteiro, não há dúvidas. Não conseguiria explicar o real motivo, mas em alguns momentos lembra o The Haunted do álbum "The Dead Eye". 

Ainda temos "The Bait I Won't Bite" e "Those Down (Shall Rise)", canções que definem muito bem o que vem a ser o Alcoholic Groove Metal da banda. Apesar de bem diversas entre si, ambas possuem momentos de peso arrastado, conduzidos pelas guitarras de Morelato e Schroeder. Vale citar também o ótimo solo de "Those Down (Shall Rise)", um dos momentos mais brutais do álbum. 

"Tell Me No Lies" foi escolhida para ganhar um vídeo e é uma das melhores faixas de "Broken & Burnt". A composição alterna entre momentos mais calmos e outros mais pesados, mais uma vez destacando o ótimo trabalho das guitarras. Em "Tell Me No Lies" também fica mais evidente a influência de Stoner citada anteriormente. Fechando o álbum temos "Hate Will Grow", outra que podemos incluir como uma das melhores do petardo. Impossível escutar o trecho mais arrastado e não sair batendo cabeça conforme ele cresce gradativamente e nos conduz ao último solo de guitarra em "Let The Burning Begin".

A produção e mixagem do álbum não é nada que vai surpreender quem costuma escutar muitos lançamentos nacionais, mas é digno de nota. Cada instrumento pode ser escutado perfeitamente, em nenhum momento encontramos um caos sonoro que deixa a música incompreensível. Digo isso pelo simples fato de que vejo muita banda boa por aí que destrói sua música em trabalhos mal produzidos. Felizmente, não é o caso, "Let The Burning Begin" é uma estreia digna para o Broken & Burnt.

É uma banda que vale a pena conferir e que tem grande potencial para alçar voos maiores se conseguir dar continuidade a sua evolução sonora. Seu maior trunfo é partir do Groove Metal como base para direcionar a música muito além do rótulo. Dessa forma, o som do Broken & Burnt soa inovador e repleto de influências diversas, gerando uma banda com personalidade própria. Uma postura louvável na cena atual.

Nota: 4

2 comentários:

  1. This post is priceless. Where can I find out more?

    Here is my blog post :: Beautifull Butt ()

    ResponderExcluir