Especial Angra Pt. 1: Fabio Lione

sábado, 15 de junho de 2013


Em 23 de maio de 2012, o vocalista Edu Falaschi publicou uma carta aberta anunciado sua saída do Angra após 11 anos a frente da banda. O assunto já estava em pauta entre os fãs por um bom tempo, fazendo com que o comunicado fosse apenas uma confirmação do que muitos já consideravam inevitável. Mais uma vez, os integrantes do Angra encaravam um momento de incertezas na carreira da banda. Não demorou muito para surgirem boatos e mais boatos sobre o próximo vocalista e o destino da banda.
Após alguns meses de silêncio, o Angra anunciou uma participação no 70000 Tons Of Metal, festival famoso por ser realizado em um cruzeiro. Inicialmente, foi divulgado pela produção do evento que a banda estaria apresentando seu novo vocalista no festival. Pouco tempo depois o Angra confirmou oficialmente o frontman responsável por encarar essa árdua tarefa de reviver o grupo: Fabio Lione. O experiente vocalista do Rhapsody Of Fire atuaria como integrante temporário para o Angra retornar aos palcos, até o momento do grupo escolher seu vocalista fixo. 
O sucesso da apresentação no 70000 Tons Of Metal foi tão grande que surgiu o convite para tocar no Live N' Louder, em abril de 2013. A conexão restabelecida com o público brasileiro somado a ótima recepção de Fabio Lione nos vocais impulsionaram a ideia de realizar uma turnê. Além disso, em 2013 completam-se 20 anos desde que "Angels Cry" foi lançado, tornando ainda mais especial essa ocasião. 
Para a felicidade geral dos fãs, o Angra está de volta e com força total! Para celebrar a aguardada turnê que tem início no mês quem vem, o All That Metal preparou vários posts especiais. Vamos apresentar uma série de matérias sobre diversos momentos da carreira do Angra, desde seus primórdios até os dias atuais. Nosso intuito é preparar os fãs não só para um momento histórico que está sendo vivido por uma das maiores bandas do Metal nacional, mas também para a apresentação que será realizada em Porto Alegre, no dia 1º de agosto (CLIQUE AQUI para todos os detalhes sobre o evento). O show em Porto Alegre é apresentado pela Abstratti Produtora e Urânio Produtora, e vai contar com a cobertura do ATM.
Na primeira matéria do Especial Angra, vamos falar sobre o convidado de honra desta grande celebração: Fabio Lione!



O começo da carreira

Fabio Lione deu início a sua carreira com apenas 17 anos, quando participou de um grupo que tocava covers de canções dos anos 50 e 60 em sua cidade natal, Pisa, na Itália. Durante sua adolescência, passou a ter contato com bandas como Queensrÿche, Crimson Glory e Fates Warning, inspirando o vocalista a formar sua própria banda de Heavy Metal, o Athena. A banda tocava Prog Metal e contou com Lione nos vocais entre os anos de 1992 e 1994. Lione teve até mesmo um nome de palco na época, Joe Terry, uma mistura dos nomes de seus dois personagens favoritos de games japoneses, Joe Higashi e Terry Bogard, da franquia Fatal Fury. Com o Athena, gravou uma demo autointitulada que foi lançada em 1993.
Antes mesmo de deixar o Athena, o vocalista já havia começado a trabalhar com o Labyrinth, que passou a ser sua banda principal após deixar sua primeira banda de Heavy Metal. Ainda sob o nome de Joe Terry gravou uma demo e um EP com o Labyrinth em 1995 ("Midnight Resistance" e "Piece Of Time", respectivamente). No ano seguinte a banda lançaria seu debut, "No Limits", primeiro full-length de Lione. O vocalista participou de boa parte das composições, escrevendo algumas letras enquanto o guitarrista Olaf Thörsen deu origem as canções presentes no disco. 
O EP "Piece Of Time" acabou indo parar nas mãos dos integrantes de uma banda chamada Rhapsody, que na época estava procurando por um novo vocalista. Lione aceitou o convite, acabou envolvendo-se mais nesse projeto por ser algo mais próximo do que sempre desejou fazer, o que naturalmente fez com que ele deixasse o Labyrinth em 1996. Em outubro do ano seguinte é lançado o primeiro álbum do Rhapsody, "Legendary Tales", um trabalho que logo de cara chamou atenção da crítica especializada no mundo inteiro. 
Entre o primeiro e o segundo álbum de estúdio do Rhapsody, Fabio Lione ainda teve tempo de voltar ao Athena, que estava gravando seu segundo álbum. "A New Religion?" saiu em 1998, mas Lione foi obrigado a deixar a banda novamente devido ao constante crescimento do Rhapsody.


A Saga do Rhapsody (of Fire)

No ano de 1998, o Rhapsody lançou "Symphony Of The Enchanted Lands", álbum que marcou de vez o nome da banda como um dos grandes do Power Metal europeu. A canção "Emerald Sword" virou single e até hoje é considerada um dos maiores clássicos do grupo italiano. A partir desse momento, o Rhapsody passou a ser destaque em inúmeras publicações internacionais, tanto que é difícil imaginar um fã de Metal que nunca ouviu falar da banda.
"Dawn Of Victory" foi lançado no ano 2000, dando continuidade a saga de fantasia medieval abordada nos álbuns. Apesar de muitos considerarem o nível de qualidade inferior, o álbum em questão foi responsável por tornar ainda mais conhecido o nome da banda no cenário mundial. Foi na turnê de divulgação de "Dawn Of Victory" que Fabio Lione esteve no Brasil pela primeira vez, quando a banda apresentou-se no Via Funchal, em São Paulo, no dia 21 de julho de 2001. A passagem pelo Brasil foi realizada pela Rock Brigade Records/Laser Company, responsável por trazer vários artistas do gênero para a América do Sul.
Com "Rain Of A Thousand Flames" (2001) e "Power Of The Dragonflame" (2002), o Rhapsody conseguiu embarcar em sua primeira turnê como atração principal. A banda passou por vários países europeus, incluindo participações em grande festivais como o Bang Your Head, além de realizar sua primeira turnê pela Ásia com shows no Japão e Coréia do Sul. Até mesmo o mercado norte-americano, onde raramente bandas de Power Metal são bem recebidas, acabou rendendo-se ao Rhapsody alguns anos depois, quando a banda realizou alguns shows divulgando "Symphony of Enchanted Lands II - The Dark Secret" (2004).



Em 14 de julho de 2006 foi anunciado que o nome da banda foi alterado para Rhapsody Of Fire, devido alguns problemas com direitos autorais. "Triumph Or Agony" foi o primeiro lançamento com o novo nome, em setembro do mesmo ano.  Mesmo considerando que em meados da década passada houve uma queda de qualidade e aceitação do Power Metal, o grupo italiano conseguiu manter seu status graças a identidade única que sempre conseguiu impor em sua música.
Logo após o lançamento de "The Frozen Tears Of Angels" (2010) e "From Chaos To Eternity" (2011), o inesperado acontece: Luca Turilli, guitarrista e uma das mentes criadoras da banda, anuncia que estava deixando o Rhapsody Of Fire. A separação aconteceu de forma amigável, com Turilli formando o Luca Turilli's Rhapsody e tecladista Alex Staropoli dando continuidade ao Rhapsody Of Fire. Lione permaneceu ao lado de Staropoli e os integrantes remanescentes continuam a honrar o nome que é respeitado por headbanguers do mundo inteiro.
Atualmente, o Rhapsody Of Fire está trabalhando na produção de um novo álbum, ainda sem data de previsão para o lançamento. Em 2012 a banda realizou a maior turnê de sua carreira, mostrando que os italianos ainda tem muito a oferecer aos seus fãs devotos. Vários shows pela Europa foram registrados e incluídos no DVD "Live – From Chaos to Eternity", lançado em 7 de maio de 2013.


 


Outros projetos

Além do Rhapsody Of Fire, Lione já esteve envolvido em vários projetos paralelos. O principal deles é o Vision Divine, onde ele assumiu os vocais entre os anos de 1998 à 2003. Após a turnê de divulgação de "Send Me An Angel" (2002), que incluiu passagens pelos festivais Gods Metal e Heineken Jammin' Festival, foi anunciado que ele estava deixando a banda. O Vision Divine decidiu celebrar seus 10 anos de carreira em 2008, Lione foi convidado para participar de alguns shows e acabou regressando ao grupo de forma integral. Desde então, lançaram dois álbuns de estúdio: "9 Degrees West of the Moon" (2009) e "Destination Set to Nowhere" (2012).
Em dezembro de 2010 foi anunciado que Fabio Lione participaria de shows com o Kamelot, que estava sem vocalista após a saída de Roy Khan. A turnê do Kamelot contou com apresentações no Brasil também, onde Lione dividiu os vocais com Simone Simons (Epica) e Elize Ryd (Amaranthe). Apesar de não participar mais das apresentações do Kamelot, o vocalista continua trabalhando como um verdadeiro workaholic e anunciou em 2013 que assumiria os vocais do Hollow Haze, banda italiana de Prog Metal.
Um fato curioso sobre sua carreira é o projeto J. Storm, pseudônimo adotado para lançar canções de Eurobeat. É um gênero de música eletrônica com elementos de Dance Pop, Italo-Disco e House, geralmente com letras em italiano e com singles lançados exclusivamente no Japão. Entre os anos de 2000 e 2005, Lione lançou cerca de 30 canções de Eurobeat. Ele declarou que não pretende gravar mais material dentro do gênero no futuro. 
Fabio Lione já participou também dos seguintes projetos: Beto Vásquez Infinity ("Beto Vázquez Infinity" e "Battle of Valmourt", ambos de 2001), Ayreon ("Universal Migrator Part 2: Flight of the Migrator", 1999), Sebastien ("Tears Of White Roses", 2010) e Thy Majestie ("ShiHuangDi", 2012).
Poucos vocalistas conseguiram ter uma carreira tão brilhante quanto Fabio Lione, reconhecimento mais do que merecido devido ao seu grande talento com as cordas vocais. Sua participação no Angra é uma verdadeira troca entre ambas as partes envolvidas: Lione acrescentou mais uma grande banda ao seu invejável currículo, enquanto ajudou a reerguer um dos gigantes do Metal nacional. É um momento único para todos os músicos, algo que não deve repetir-se tão cedo e que vai ficar eternamente guardado na memória de quem presenciar os shows do Angra com Lione. Para quem é fã de ambos, essa turnê é imperdível!


Um comentário:

  1. Howdy! Quick question that's entirely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My site looks weird when browsing from my iphone4. I'm trying to find
    a theme or plugin that might be able to fix this issue.
    If you have any suggestions, please share. With thanks!

    Here is my blog :: hello world ()

    ResponderExcluir